PESSOAS AMARGURADAS
Pessoas amarguradas desonram a Deus, prejudicam os outros e a si mesmos. Alguém testemunha: “Eu lutei com amargura em relação a algumas pessoas…Essa raiz de amargura foi crescendo dentro de mim…meu apêndice rompeu e tive peritonite…”
Pessoas amarguradas tem a capacidade de sufocar o amor, destruir a harmonia e prejudicar a vida emocional de um ambiente coletivo.
Pessoas amarguradas são ásperas, irritadas, irritantes, descontentes, murmuradoras, fofoqueiras, julgadoras e frustradas. Elas machucam, ignoram, ofendem e desrespeitam os outros.
Pessoas amargurada são capazes de proliferar uma “cultura da amargura.” Lemos em Hebreus 2.15: “…Nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;” Por isso, pessoas amarguradas precisam ser confrontadas!
Pessoas amarguradas são iradas. A ira revela a forte amargura e o ressentimento de seus corações.
Pessoas amarguradas precisam urgentemente examinarem-se a si mesmas e confessarem seu pecado. 1 João 1.9 nos ensina: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”
Se você hoje se vê como uma pessoa amargurada tome o propósito diante de Deus de tirar essa sujeira de sua vida. Paulo ensina em Colossenses 3.8: Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
Proponha-se a obedecer os princípios de Efésios 4.31,32 que diz: “…Longe de vós toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia. Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus em Cristo vos perdoou.”
E lembre-se sempre do simples ensino de Tiago 1.19,20: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.”
Proponha-se hoje em tratar diante de Deus toda amargura do seu coração! E se você tem machucado alguém, peça perdão a ela.
A amargura deteriora toda nossa existência, pois ao deixa-la se instalar, permitimos que ela nos imponha uma sombra, uma lembrança constante que nos faz prisioneiros de sentimentos que nos subtrai a alegria de viver.
Portanto é própria a palavra quando diz, DEIXANDO TODA RAÍZ DE AMARGURA.
Se não obedecermos e não deixarmos, seremos fragilizados pelo inimigo que irá, dia a dia, usa-la para nos destruir.
Forte abraço Pastor Roberto, Shalom.