SEUS MOTIVOS SÃO PUROS?
Há uma triste realidade de que muito do que se faz tem por traz de si motivos errados. Há muita coisa sendo feita por raiva, despeito, inveja, ambição, vaidade, obrigação, ganância e avareza.
Ninguém melhor na Bíblia para expressar a realidade dos motivos errados do que os escribas e fariseus. Eles eram os principais religiosos da época de Jesus.
Esses homens são caracterizados não porque tivessem desvios bíblicos gritantes ou porque vivessem uma vida imoral e dissoluta. O problema central deles estava ligado a seus motivos.
Suas diversas atividades eram questionáveis. Por exemplo: eles oravam para serem ouvidos pelos homens; contribuiam generosamente para o templo para que pudessem de alguma forma escapar em ajudar seus pais em necessidade; condenavam o pecado que viam nos outros para exaltar a sua própria justiça, revelando assim a dureza de seus corações.
Por não sondarem seus reais motivos, eles foram dominados por uma cegueira espiritual sem precedente, que culminou com o envolvimento direto na crucificação impiedosa do Senhor Jesus, sem que eles em nenhum momento pudessem em enxergar a gravidade do seu crime.
Por isso, é preciso constantemente orar e certificar as reais motivações do coração
Preocupado com isso, Davi ora no Salmo 139.23,24 dizendo: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”Em Jeremias 17.9 o profeta nos diz:“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
Desse modo precisamos nos achegar a Deus e pedir que Ele nos ajude a ter motivações puras. Precisamos confessar toda nossa tendência ao exibicionismo, vaidade e competição. Devemos levar a sério diante dEle para termos um coração puro.
A.W.Tozer nos lembra sabiamente: “A prova pela qual toda conduta será finalmente julgada é o motivo.”
Seus motivos são puros?
Olá Pastor Roberto, sacerdote, amigo e irmão em Cristo Jesus.
Pastor, quanta palha temos que queimar de nossas vidas, digo da minha vida. Nem sempre temos sequer coragem de dizer as motivações que são geradas nos nossos corações. Mas lembro também que a Palavra diz que; se confessarmos nossos pecados, ELE É FIEL E JUSTO, para nos purificar de todos os pecados e nos perdoar por todas as injustiças.
Confessar, se arrepender genuinamente, não fazer mais, não aceitar sequer qualquer motivação que não se enquadre na PALAVRA DE DEUS.
Forte abraço, Shalom