A VIDA RADICAL DO DISCÍPULO DE JESUS

A VIDA RADICAL DO DISCÍPULO DE JESUS

O termo “radical” assusta. Dá uma ideia de “extremismo”. Mas na verdade, o termo radical vem do latim “radix”, raiz. Geralmente se usa a palavra para se referir aos que tem opiniões que vão as raízes e que são extremos em seus compromissos.

Tornar-se discípulo de Jesus não significa abraçar uma religião, antes é assumir um profundo e radical compromisso de vida que transforma a forma de pensar, falar, agir e reagir.

Mas o discípulo de Jesus não está sozinho nessa caminhada. O Espírito de Deus é o agente que promove o crescimento e a mudança. Na verdade onde há o Espírito de Deus profundas mudanças ocorrerão. A ordem de Paulo em Gálatas 5.16  é: “…andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

Há uma ação do Espírito de Deus, mas há uma responsabilidade do discípulo de tomar a iniciativa. Quando o discípulo vai em direção a obediência, Deus opera.

Em Efésios 4.22-24 Paulo afirma: “No sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. E em 4.28 ele exemplifica: “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado.”

O discípulo de Jesus é ordenado a crescer radicalmente nele. Em 2 Pedro 3.18 lemos: “Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo…”

Crescimento significa mudança e amadurecimento; significa fazer algo novo, inédito, diferente e incomum; significa sair de hábitos velhos e trocar por outros novos; significa sair da vida estática para uma vida dinâmica.

O discípulo de Jesus se propõe a abandonar radicalmente o pecado, fazer a correção e a educar-se para não manter-se nos velhos erros. Ele decidi reestruturar radicalmente a forma de pensar, decidir e conduzir a vida.

Assim sendo, se não há mudanças radicais em seu viver é preciso questionar se houve uma compreensão clara e uma firme decisão em se tornar um discípulo de Jesus.

Os discípulos de Jesus buscam viver a vida dEle. Que vida? A vida diferente e radical.

Você é esse discípulo de Jesus?

2 comentários em “A VIDA RADICAL DO DISCÍPULO DE JESUS

  1. Longe do fanatismo ou sectarismo, que representam “seguir cegamente”, sem razão, dominados pela obsessão, uma religião ou outro agrupamento qualquer, seja de cunho filosófico, espiritual ou até os esportivos.

    Seguir a Jesus, ser radical na identidade que ELE nos deu, não é de maneira nenhuma andar cego, sem razão, não; seguir a Jesus é sim, ter a visão limpa, cristalina é enxergar longe o que nos espera, (a Vida Eterna), e ter consciência que Deus não trata com autômatos cegos, nem robotizados, mas, com pessoas que ELE mesmo criou a SUA imagem e semelhança, com livre arbítrio, para aceita-lo ao não, é ESSE JESUS que cuida de nos, a ponto de dar SUA vida para nos salvar. Tudo ELE consumou no calvário, para pela Graça termos NELE, em toda plenitude NOSSA VIDA. Forte abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.