TOMANDO DECISÕES ACERTADAS – (2)

TOMANDO DECISÕES ACERTADAS – (2)

Comumente ninguém decidi para errar. Erra-se por decidir mal. Erra-se pela falta de conhecimento, inteligência e sabedoria na decisão.

Boas decisões não nascem do nada. A Bíblia ensina que boas decisões são pautadas na SABEDORIA. E a fonte está em Provérbios 2.6: “Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento.” Sabedoria de Deus é o modo ordeiro e moral de pensar e conduzir a vida.

Pessoas sábias aprendem a tomar boas decisões porque são dirigidas pelos princípios de Deus, e aprenderam a aplicar de forma prática esses princípios aos dilemas da vida.

Mas quais são os princípios para se tomar uma boa decisão na vida?

O primeiro princípio para se tomar uma boa decisão na vida é considerar os ensinos de Deus revelado em Sua Palavra. Em Provérbios 3.5-6 lemos: “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em TODOS os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

O segundo princípio para se tomar uma boa decisão é buscar conselhos. Muitos erros são evitados quando se consulta pessoas maduras e experientes para orientar a vida. Em provérbios 15.22 diz: Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.”

O terceiro princípio para se tomar uma boa decisão é evitar a precipitação no agir. Em Provérbios 19.2 lemos: “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” É extremamente importante aprender a esperar, refletir e tirar o poder emocional e colocar o poder racional e lógico na decisão. Salomão ainda nos ensina Provérbios 21.5:“Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza.”

O quarto princípio para se tomar uma boa decisão é sondar as motivações. Intuitivamente achamos que tudo o que fazemos dará certo. Essa é um tendência natural já ensinada em Provérbios 16.2: “Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos…” Nem sempre os motivos na decisão são corretos. Por vezes decide-se errado para impressionar pessoas ou demonstrar aos pais, parentes e amigos que eles estão errados na percepção da vida. Motivos errados levam a decisões erradas e decisões erradas paralisam a vida.

Assim sendo, se você deseja ter uma vida diferente, é preciso aprender a tomar boas decisões baseado nos princípios simples, elementares e sábios da Palavra de Deus.

Um comentário em “TOMANDO DECISÕES ACERTADAS – (2)

  1. Não tenha sobre ti/ um só cuidado/ qualquer que seja
    Pois um/ somente um/ seria muito para ti
    É MEU, somente MEU/ todo o trabalho, e o teu trabalho é descansar em MIM (bis 2x)

    No momento de crucial importância na minha vida, confesso; preciso buscar na palavra, no ALTÍSSIMO, as respostas para o passo mais importante na minha vida.

    A mensagem de hoje, não só me edificou, mas, despertou em mim o quanto preciso de uma palavra vinda de DEUS, através de um amigo, um amigo diferente, não secular, mas que aconselha na visão dos propósitos de Deus para aqueles que são SEUS filhos . Agradeço a Deus por esta mensagem, mas conto com suas orações, para que em tudo, o NOME SANTO DE JESUS, seja GLORIFICADO na minha vida.

    Bom dia Pastor Roberto, Shalom.

Os comentários estão fechados.