VALORIZANDO AS PROVAÇÕES
Não são poucos os cristãos que se perdem quando as provações chegam. As principais perguntas são: “Por que eu”? “Como isso veio acontecer comigo”? “Por que Deus está permitindo tanta dor e sofrimento”? “Onde está Deus em tudo isso”?
É importante lembrar que nem sempre dores, provações, sofrimentos e lutas significam que as pessoas estejam em pecado. Contudo, o certo é que os que estão em pecado sempre estarão em dores.
Diante da dor é necessário discernimento. É preciso perguntar: “Há pecado em minha vida”, ou “estou passando por provações”? Se há pecado, o caminho sempre e único é o arrependimento, A confissão e conversão a Deus. Se há provações, o caminho é a perseverança e a confiança em Deus.
As provações fazem parte da realidade espiritual. Em Atos 14.19-20, após ser apedrejado por judeus em Listra, Paulo, que fora tido como morto, levantou-se, entrou na cidade novamente, e no versículo 22, antes de ir embora, fortaleceu a fé daqueles novos cristãos “…exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de Deus.”
Em Tiago 1.2-4 somos advertidos: “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Tiago nos ensina que a alegria pelas provações é pelo fato de que ela sempre traz consigo algo de bom no plano futuro de Deus para nossas vidas. Ele também deixa claro que para sermos completos em Cristo e irmos ao caminho da maturidade espiritual durante nossa peregrinação nessa vida, é necessário lutas, dores, provações, sofrimentos e circunstâncias difíceis.
Por meio das tribulações temos a oportunidade de agradar e honrar a Deus e simultaneamente ver o desenvolvimento de nossa fé à semelhança de Cristo.
Quando não se entende as provações e sofrimentos as pessoas tendem a desanimar, parar de crer e até mesmo se desviar..
Lembremos sempre: a vida de facilidade e sem problemas não é o caminho que Deus tem escolhido para o verdadeiro crescimento espiritual.
Por isso, valorize as provações!
Amem Pastor Roberto.
Devemos sempre lembrar de I Corintios 11: 28, que prescreve nos examinar, pedir perdão e assim participar do CORPO DE JESUS.
Vivemos numa sociedade hedônica, que passa ao largo dos propósitos e dos caminhos do Senhor, que não aceita, que se rebela constantemente, pois tem no prazer, seu único objetivo e valor.
A mensagem é clara, ao meditar, percebo o quanto nós todos como igreja, estamos divergentes e por vezes distantes do verdadeiro propósito do Senhor.
Forte abraço, da chuvosa São Paulo, Shalom.