EVIDENCIANDO O AMOR
A visão que o mundo tem sobre o amor tem sido confundido com a busca dos próprios prazeres e desejos egoístas. Os maiores propagandistas dessa mentalidade de um amor hipócrita em nossa cultura tem sido a mídia, os filmes e as redes sociais.
Na Bíblia, “amor” é um termo usado para descrever o bem estar de alguém. Amor na Bíblia é um estilo de vida que coloca de lado o próprio interesse e foca no direto e benefício do outro, sem se importar com o custo.
No Novo Testamento, a palavra mais usada para esse tipo de amor é “ágape”. “Ágape” é a qualidade do amor de Deus. Na Bíblia, o amor de Deus é expressado de forma prática ao dar Jesus como Salvador daqueles que não merecem Seu amor, antes o Seu julgamento. Paulo diz em Romanos 5.8: “ Mas Deus prova o seu próprio AMOR para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.”
Jesus é a demonstração do amor de Deus. Ele tornou-se o substituto dos pecadores na cruz do calvário; Ele recebeu a ira de Deus que todo pecador merecia. Jesus revelou o amor DANDO a si mesmo para salvar os pecadores. O Pai expressou amor DANDO o Filho como o preço do pecado. Assim, amor bíblico é alguém DANDO algo sacrificial a bem do outro. Na prática eles precisam morrer para si mesmo, para seus interesses, voltar-se a bem do outro e revelar a mesma qualidade de amor como o de Deus.
O cristianismo autêntico não é definido pela aglomeração de pessoas que se reúnem em busca de uma benção, antes é a disposição em ser uma benção para alguém. A beleza do verdadeiro cristianismo está em viver e ser como Jesus; está em demonstrar nitidamente o Seu amor. Jesus afirmou em João 13.35: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.”
O amor verdadeiro é demonstrado de forma prática. O amor abre sua casa ao outro (1 Pedro 4.9,10); serve o outro (Gálatas 5.13); edifica o outro (Romanos 14.19); ajuda o outro em suas dificuldades (Gálatas 6.2); submete-se ao outro (Efésios 5.21); perdoa o outro (Colossenses 3.13); conforta o outros nas suas dificuldades (1 Tessalonicenses 4.18); repreende o outro (Tito 1.13); encoraja o outro (Hebreus 10.24,25); confessa os próprios pecados ao outro (Tiago 5.16) e ora pelo outro (Tiago 5.16).
Não se engane! Se você não demonstra o amor de Jesus aos que estão ao seu redor, você nunca pertenceu a Ele. Essa verdade está afirmada em 1 João 1.7,8: “…todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.”
Sem a evidência prática do amor de Jesus, você continua enganado e iludido por uma fé morta. Sem amor você continua espiritualmente perdido.