O JESUS DO IMPOSSÍVEL
Em João 6 temos a história da multiplicação dos pães para uma grande multidão. Os versículos 5-11 nos relata o seguinte: “Jesus olhou em volta de si e viu que uma grande multidão estava chegando perto dele. Então disse a Filipe: — Onde vamos comprar comida para toda esta gente? Ele sabia muito bem o que ia fazer, mas disse isso para ver qual seria a resposta de Filipe. Filipe respondeu assim: — Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata. Então um dos discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse: Está aqui um menino que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos. Mas o que é isso para tanta gente? Jesus disse: — Digam a todos que se sentem no chão. Então todos se sentaram. Estavam ali quase cinco mil homens. Em seguida Jesus pegou os pães, deu graças a Deus e os repartiu com todos; e fez o mesmo com os peixes. E todos comeram à vontade.”
Esse um texto extremamente rico em lições espirituais. A primeira está relacionada com a pessoa de Filipe. Jesus pergunta a ele: “Onde vamos comprar comida para toda esta gente? E ele responde: “Para cada pessoa poder receber um pouco de pão, nós precisaríamos gastar mais de duzentas moedas de prata.” Jesus pergunta: “Para onde vamos” e Filipe responde: “quanto vai custar”. Filipe era um sujeito calculista, estatístico e pessimista. E a verdade é que alguns de nós somos como Filipe. Acreditamos que o impossível é realmente impossível. Pela lógica “os números não fecham”, a “crise é profunda”. Tudo é grande demais…impossível demais… Tudo é fora da realidade. Mas o Jesus que faz a pergunta é o mesmo que tem a resposta. O texto diz: “Ele sabia muito bem o que ia fazer…” Assim, quando os problemas chegarem, antes de desesperar, entenda que o Senhor permitiu e Ele mesmo tem a resposta. Basta dizer a Jesus o que Filipe não disse: “Senhor…eu não sei…mas o Senhor sabe…o Senhor tem a resposta.”
A segunda lição é a do menino que tinha cinco pães e os dois peixinhos. Ele trouxe para Jesus o pouco, e o pouco tornou-se muito. Assim, traga a Jesus o pouco que você tem. Traga a Ele, seja lá o que for. E diga: “Senhor está aqui…faça do meu pouco uma benção para muitos…glorifique o Teu nome, nesse pouco.”
A terceira lição é sempre saber que o Senhor Jesus é especialista em situações impossíveis. Ele multiplicou o cinco pães e dois peixinhos e alimentou uma grande multidão. Assim, não há nada impossível ao Salvador. Se Ele quiser agir, toda necessidade será suprida e tudo que é ilógico, improvável e impossível será solucionado.
É importante que você não esqueça que o Jesus do impossível continua ainda vivo e ativo.
Nos momentos de medo, com muita dor e choro, há um Deus, sempre Fiel para mim. Quando as forças se vão, quando não há mais canção, Há um DEUS, sempre FIEL para mim.
A palavra de hoje me arremeteu para a mensagem do louvor que a alguns anos atras fui escolhido pelo meu regente, para cantar junto com o coral.
Ao verificar a letra da música, disse ao meu irmão regente, que não obstante, nada em minha vida, nenhuma circunstância sustentasse minha fé, só a certeza de que Jesus estava no controle de tudo, aquele louvor eu cantaria como que vivendo de maneira concreta a experiência da fé, incircunstancial.
Foi um momento desafiador, de muito aprendizado, aquilo que poderia parecer hipocrisia frente as realidades que eu vivia, passou a ser dentro de mim, uma mensagem de fé e esperança, de certeza de que Deus é soberano e, nunca perde o controle de nossas vidas. Amem.
Forte abraço Pastor Roberto, Shalom.