AS DUAS PORTAS

AS DUAS PORTAS

Jesus fez um apelo a uma decisão em Mateus 7.13,14: “Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.”

Nesse texto Jesus está por concluir o Sermão do Monte. E antes de finaliza-lo Ele exige que seus ouvintes (e leitores) tomem uma decisão. E Jesus no texto apresenta a decisão através da metáfora das “duas portas”.

A primeira porta é a “porta estreita.” Ele diz que “estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida…” Essa é definida por um caminho difícil, cheio de limites demarcados por Deus segundo Sua Palavra. Essa porta conduz a um caminho onde há um “jugo suave” e um “fardo leve”; onde há lutas e provações; onde os pensamentos e vontades são centrados em Deus. Essa é a porta que conduz a vida hoje e na eternidade. E a constatação de Jesus é que “…são poucos os que acertam com ela.”

A segunda porta é apresentada como “porta larga”. Essa é porta é a “…do caminho que conduz para a perdição.” Essa é a porta do caminho fácil e confortável. É a porta da imoralidade, da permissividade, da vida sem freios no pensamento e na conduta. É a porta onde o foco são os desejos e as inclinações naturais. Essa também é a porta da superficialidade, do egoísmo, da hipocrisia, da ambicão, da religião ritualista que deixa tudo, permite tudo,onde nada é exigido. Essa á porta que conduz a perdição. E a triste constatação de Jesus é que é “…são muitos os que entram por ela.”

Ninguém está neutro nessa decisão. Decidir pela ”porta larga” é escolher pelo pecado, pela justiça própria, pelo orgulho e pela religiosidade vazia. Decidir pela “porta estreita” é escolher pelo arrependimento da ambição egoísta, da cobiça, de si mesmo, da auto-imagem e todo pensamento, comportamento, desejos e vontades que não honram e nem agradam a Deus.

Assim, Jesus ordena que você tome a decisão certa: “Entrai pela porta estreita…” Ele quer que você mude de vida! Ele sabe que “estreita é a porta, e apertado, o caminho…” Mas Ele também quer que você saiba que esta porta é a “…que conduz para a vida…” A vida que você está procurando e de alguma forma na “porta larga”.

D.L. Moody declarou: “Eu acredito do fundo de minha alma, que há mais gente neste dia se perdendo por falta de uma decisão espiritual do que por qualquer outra coisa.”

Decida pela “porta estreita”!

Um comentário em “AS DUAS PORTAS

  1. Amem Pastor Roberto.

    A escolha das portas, está intimamente ligada ao nosso cotidiano, desde o momento que acordamos, até o momento que vamos para nossos aposentos de descanso.

    Não há como negar, há sim dois caminhos, o que é proposto pelo Espírito Santo que nos convence do pecado e do juízo, e o outro caminho, de total lassidão e permissividade, imposto pela carne através de seus desejos e deleites.

    O adjetivo substantivo, “proposto” no caso da ação do Espírito Santo obedece ao princípio do respeito de Deus ao livre arbítrio que ELE mesmo franquiou aos homens,

    Já o adjetivo, “imposto” ou “imposição” é próprio do comportamento ditado pela ação de satanás, que ao lançar julgo sobre nossa carne, nos coloca no caminho hedônico, dos prazeres, que jamais nos trarão a pretendida alegria, mas uma vida de destruição, longe do nosso criador..

    Bom é estar na presença e em comunhão com o ETERNO, restringimos o espaço da carne, porém, caminhamos em vitória por um caminho de imensurável gozo no Espírito.

    Forte e saudoso abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.