LIDANDO COM OS ZOMBADORES ESPIRITUAIS

LIDANDO COM OS ZOMBADORES ESPIRITUAIS

Jesus disse em Mateus 7.6: “Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.”

Esse é um texto chocante. Pessoas são comparadas a “cães” e a “porcos”. A pergunta básica olhando para esse texto é: quem são os “cães” e os “porcos”?

“Cães” e “porcos” eram animais na época de Jesus associados com hábitos sujos. Os “cães” que não eram os bem comportados cachorrinhos de colo de nossos dias, antes eram cães selvagens e que fuçavam no lixo da cidade. Os “porcos” sempre foram animais imundos e impuros para os judeus.

“Cães” e “porcos” é uma ilustração dada por Jesus a pessoas cuja a incredulidade as coisas de Deus se mostra de uma forma forte e agressiva. Essas pessoas tratam as verdades espirituais com desprezo, zombaria e crítica. A esses Jesus diz claramente: “Não lhes deis o que é santo e precioso”.

Um judeu jamais daria alimento “santo” a cães, ou seja, aquele alimento que fora a oferecido como sacrifício no altar. Um judeu jamais sonharia em jogar valiosas pérolas aos porcos. Isso porque os porcos provavelmente confundiriam as pérolas com nozes ou ervilhas e tentariam come-las, e ao descobrir que não eram comestíveis, iriam pisotea-las e até mesmo poderiam atacar o doador.

O que Jesus ensina nesse texto é que as verdades de Deus são “santas” como uma “pérola de grande valor.” (Mateus 13.46). O Evangelho de Jesus, a salvação que Ele oferece, e o relacionamento com Deus são a prioridade das prioridades. Se alguém a rejeita, questiona e ridiculariza condena-se a si mesmo e ao mesmo tempo se torna indigno de continuar ouvindo as preciosas verdades.

Jesus ensina que você não deve continuar expondo as verdades de Deus para com os que não querem ouvir ou crer. Não discuta com eles, apenas não lhes dê informoções espirituais visto que eles não as querem. Por um outro lado elas são preciosas demais para serem desprezadas. Apenas ore por eles!

Contudo, se você é um dos zombadores e sarcásticos das verdades de Deus, meu apelo e que você se arrependa de sua incredulidade e creia em Jesus como Senhor e Salvador. Caso não queira, “toque sua vida”. Lembre-se que ninguém tem obrigação de aceitar suas críticas e incredulidades e ao mesmo ninguém também é obrigado a repassar para você qualquer verdade espiritual. Infelizmente você é um intratável espiritualmente.

Um comentário em “LIDANDO COM OS ZOMBADORES ESPIRITUAIS

  1. Olá Pastor Roberto.

    Em momentos não conseguimos mensurar, até que ponto podemos insistir contra o ceticismo ou críticas em relação ao Evangelho, por parte de pessoas que nos cercam, as quais já expusemos a Palavra.

    Não raramente, desistimos ou fazemos que desistimos, ocultando um sentimento de frustração e até inconformismo.

    Mas a semente foi lançada, e diz o ETERNO, que a Palavra não voltará vazia, mas cumprirá aquilo que lhe apraz.

    Temos também que considerar, a parábola do semeador, nem todas as sementes prosperaram, de acordo com o terreno em que foram lançadas. Assim, cabe-nos semear e regar, para que segundo o coração que recebeu, germine ou não, produza ou não, exibindo assim, a fertilidade ou esterilidade do terreno, do coração de cada um. Muitos serão chamados, mas poucos, escolhidos.

    Graça e Paz, saudoso abraço, SHALOM.

Os comentários estão fechados.