O PODER DA INFLUÊNCIA
Jesus afirmou em Mateus 5.13:“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.”
O sal é algo perceptível. Sua função básica é dar sabor, proteger e purificar. Na época de Jesus o “sal” vinha principalmente do Mar Morto. Não havia refinarias e sua ação seria comprometida caso fosse misturado com outros elementos impuros.
Nesse texto Jesus usa a metáfora do sal para ensinar o PODER DA INFLUÊNCIA. Os discípulos de Jesus são “sal da terra”, ou seja, eles fazem a diferença nesse mundo. Eles são chamados a influenciar. O pecado contaminou o mundo. Os valores, padrões, conceitos, interesses, a moral, a postura e os princípios do mundo são diferentes do Deus que estabelece em Sua Palavra.
O discípulo de Jesus deve manter sempre uma linha clara entre o “certo” e o errado”. Ele precisa também considerar “feliz com Jesus” e não andar em busca de um “pacote de felicidade” que o mundo apresenta.
O discípulo de Jesus não faz concessões porque ele não pertence mais ao sistema do mundo. Ele anda na contra mão da história. Ele vive numa “contra cultura”. O poder de sua influência apenas é percepida quando ele assume publicamente viver igual a Jesus e não no padrão do mundo.
Assim, se você se é um seguidor de Jesus, o seu “sal” precisa salgar. Você precisa assumir a postura de influenciar onde está e por onde vive. Jesus não veio para estabelecer uma religião, mas um estilo de vida, ou seja, pessoas que se dispõe voluntariamente a ama-lo, servi-Lo, obedece-Lo, viver Seus ensinos e imitar Sua vida.
O mundo não precisa de mais filosofias e religiões; já existem muitas. O mundo busca mesmo uma direção que possa seguir com segurança . O mundo está sedento de algo coerente, sério, íntegro e que dá para entender. O mundo deseja algo que resolva os conflitos internos de sua alma, traga soluções práticas para o dia a dia, e faça com que a vida realce cada manhã. O mundo busca uma resposta. E a resposta é JESUS. Ele diz em João 14.6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por Mim” . Mas o mundo precisa de alguém que ensine sobre Jesus e que O viva.
Por isso, assuma ser “sal da terra”. Use o poder de sua influência.
Há um ditado que diz: TODOS OS RIOS CORREM PARA O MAR ! Isso é uma verdade irrefutável, pois mesmo que um riacho desemboque num rio maior, este com certeza desembocará no oceano.
Sabemos que os oceanos são salgados, e neles é que acontece a purificação da água de todo o circuito hídrico do planeta. O sal tem a propriedade de purificar e decompor impurezas transformando-as em matérias úteis, num ciclo contínuo que não cessa.
Sabemos também que uma comida preparada sem sal, não é nada aprazível ao paladar, quando temos que nos alimentar sem o sal, os alimentos cujo preparo requisitam sua utilização, ficam “sem sabor”, não agrada nosso paladar.
Tudo isso nos leva a constatar que temos que ser o oceano, onde quem chega se sinta purificado, temos que dar sabor ao meio onde vivemos, temos que fazer a diferença, pois, somos um agente da mensagem de transformação de vidas e, dos locais por onde passamos. TEMOS QUE EXIBIR JESUS EM NÓS, NO QUE FAZEMOS E NO QUE NOS FAZEMOS SER.
Forte e saudoso abraço, “ATÉ BREVE” Pastor Roberto, “ATÉ BREVE”. SHABAT SHALOM.