ACERTANDO NAS DECISÕES DA VIDA

ACERTANDO NAS DECISÕES DA VIDA

Numa placa de rua estava o seguintes dizeres: “Coisas acontecem por uma razão. Por vezes a razão é a estupidez de fazer más decisões.”

Todos fazemos várias decisões por dia. Elas podem ser pequenas ou grandes dependendo das responsabilidades que são assumidas no campo pessoal, profissional e relacional da vida. O certo é que somos o produto direto das decisões tomadas. E podemos escolher certo ou errado.

A pergunta mais simples seria: como fazer decisões acertadas na vida?

Em primeiro lugar, decisões precisam ser tomadas com BOM SENSO. O Provérbios 2.11 lemos: “O bom senso te guardará, e o discernimento te protegera.” Pessoas sábias sempre refletem antes de decidir. Elas “colocam suas cabeças para funcionar” e “engrenam o seu cérebro”. Elas são prudentes e analisam previamente os resultados e impactos de uma decisão. Elas estão cientes de que elas mesmas são as maiores responsáveis por suas vidas.

 Em segundo lugar, decisões precisam ser tomadas SEM O IMPULSO EMOCIONAL. Aprendemos em Provérbios 19.2: “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” Muitas decisões erradas são tomadas quando se está chateado, irado ou empolgado. Tomar decisões no âmbito emocional é basicamente convidar a tragédia para vida.

Em terceiro lugar, decisões precisam ser tomadas depois de CONSULTAR PESSOAS IDÔNEAS. Em Provérbios 15.22 aprendemos que “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” Mais do que um conselho precisamos saber a quem estamos pedindo o conselho. Há pessoas que vivem contando suas vidas para qualquer um. Esse é um grande erro. É preciso procurar pessoas idôneas, com experiência de vida e maturidade espiritual. Pessoas que possam ajudar a enxergar a situação de outro ângulo e abrir os olhos para questões que não estão sendo identificadas no momento. É preciso buscar conselhos, mas com pessoas certas.

Em quarto lugar, decisões precisam tomadas CONSIDERANDO PRIORITARIAMENTE DEUS. Em 2 Samuel 22.33 lemos: É Deus quem me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.” Perdemos quando não consideremos as verdades de Deus nas horas das decisões, e pior, perdemos quando não oramos buscando sua orientação.

E por último, a principal decisão da vida é ENTREGAR-SE A JESUS COMO SENHOR E SALVADOR. Em Mateus 11.28 Jesus convida a uma decisão pessoal: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” Jesus faz um convite a todos aqueles que já decidiram errado e afundaram suas vidas. Ele deseja dar-lhes uma nova vida.

Lembre-se: Quem decide seguir a Jesus já tem si o potencial de acertar em todas as decisões da vida.