PESSOAS FELIZES
Felicidade é um sentimento de alegria, bem estar e de paz; é a qualidade ou estado de ser feliz. Felicidade é uma busca de todo ser humano. Tomás de Aquino afirmou: “Existe dentro de cada alma uma sede por felicidade e significado.”
Para alguns, felicidade pode ser definida como ter “sucesso”, acumular bens, ter dinheiro, criar e aproveitar oportunidades, dar-se ao luxo, manter o “status quo”, buscar um “corpo perfeito”, estar com pessoas influentes e ter prazer ao máximo.
Vivemos numa cultura que busca ansiosamente a felicidade. Felicidade tornou-se um imperativo social. A jornalista Barbara Axt escreveu o seguinte: “Vivemos numa época em que ser feliz é uma obrigação – as pessoas tristes são indesejadas e vistas como completamente fracassadas. A doença do momento é a depressão. ‘A depressão é o mal de uma sociedade que decidiu ser feliz a todo preço’… Muitos de nós estão fazendo força demais para demonstrar felicidade aos outros – e sofrendo por dentro por causa disso. Felicidade está virando um peso: uma fonte terrível de ansiedade.”
Mas a verdade explícita e por vezes negada, é que desde que o pecado entrou no mundo (Gn 3), as pessoas são infelizes e buscam por felicidade. Há um vazio inexplicável no coração de todo ser humano.
Em Mateus 5.3, Jesus inicia o seu famoso “SERMÃO DO MONTE” afirmando por nove vezes a frase “bem-aventurados…” O termo significa literalmente felizes, alegres, benditos e abençoados. Jesus apresenta uma nova e estável proposta de “felicidade”.
“Bem-aventurados…” é uma expressão que representa muito mais do que apenas um estado emocional superficial ou passageiro. Jesus fala de um bem-estar espiritual concedido a todos os que se conectam com Deus.
Segundo todo o ensino do Senhor Jesus, “felicidade” é um estado duradouro de paz, de alegria, de contentamento dado por Deus, e que nunca é dirigido por qualquer circunstância ou ausência de problemas.
A proposta estável de “felicidade” segundo Jesus é resultado de uma vida interna reconectada com Deus. E é para isso que Jesus veio ao mundo, trazer o homem de volta a Deus. Jonathan Edwards afirmou que “a felicidade da criatura consiste em se alegrar em Deus…”
A proposta de Jesus para você é bem simples: a sua busca de felicidade não está em coisas, circunstâncias ou pessoas. A verdadeira felicidade está em voltar a origem, a um relacionamento pessoal com Deus. E quem tem Deus em sua vida vive a pessoa de Deus, os desejos de Deus e os propósitos de Deus. E quem vive Deus não busca a felicidade, porque a felicidade já mora dentro dela.