RESOLVENDO OS CONFLITOS
Os conflitos com pessoas nesse mundo pecador é basicamente inevitável. Mas o ponto central não são os conflitos, mas como resolvê-los. Jesus ensinou em Mateus 5.23-24: “Se, pois, ao trazeres ao altar a tua oferta, ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, fazê a tua oferta.”
O principal mandamento ensinado pelo Senhor Jesus em Mateus 22.36-40 há a implicação em amar a Deus de todo o coração, alma, mente e força, e amar ao próximo na mesma intensidade como se ama a si mesmo. Somos ordenados a amar tanto a Deus como as pessoas. Deus deixa claro em Sua Palavra que ninguém realmente pode amá-Lo enquanto não demonstrar amor pelo o outro. O apóstolo João afirmou em 1 João 4.20,21: “Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus”, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.
Na questão dos conflitos, podemos ser causadores pelo simples fato de machucar as pessoas com as palavras, infringindo o princípio de Efésios 4.29 que diz: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e, sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem.” Ou ainda, podemos até alimentar um conflito pela insistência no egoísmo, infringido o princípio de Filipenses 2.3,4 que diz: “Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.”
Viver relacionamentos conflituosos e insistir em não reconciliar é uma demonstração clara da ausência do amor, tanto a Deus como ao próximo. Conflitos não resolvidos destrói a unidade do relacionamento. E Jesus deixa claro que ninguém poderá prestar um culto verdadeiro a Ele, ou manter uma unidade espiritual com Ele se houver conflitos não resolvidos, seja com o cônjuge, irmãos, vizinhos, colegas de trabalho etc. Jesus diz que é preciso parar tudo e ir em busca da reconciliação.
Conflitos só serão resolvidos quando houver um coração disposto e humilde a pedir perdão e perdoar. Perdoar não é uma questão de sentimento, mas é uma disposição de vontade. Os que pedem perdão e perdoam, obedecem e honram a Deus.
Conflitos não resolvidos servem apenas para aumentar o ressentimento, alimentar o ódio e pior, apodrecer a alma. Por isso, pare hoje de centrar em si. Pare de alimentar qualquer sentimento de auto comiseracão e foque na outra pessoa. Seja humilde! Procure-a. Pare de discutir, argumentar e pagar o mal com o mal. Peça a Deus para que Ele lhe mostre onde você está errado e alimentado o conflito. E onde você errou, peça perdão ao Senhor e vá hoje resolver o conflito. Seja humilde, honesto, bondoso e compassivo com a pessoa.
Faça tudo o que for possível para reconstituir e reconstruir o relacionamento.