O Salmo 126 narra a alegria de Israel quando a nação voltou do cativeiro. A vida no cativeiro babilônico foi marcado por muita desesperança, tristeza e dor. Mas Deus, “restaurou” Israel na terra novamente, e o povo ficou “como quem sonha” (vs1). O povo muito se alegrou (vs 2) e percebeu que o Senhor havia feito algo tremendo e grande para com a nação (vs3). E agora, ao voltar para terra, eles pedem ao Senhor que a abençoe (vs 4) e lhes dê força enquanto trabalham, ainda que chorando, na expectativa de ver o fruto abundante (vs 5-6). O salmista sabe que se Deus não os abençoar, eles não irão adiante. Especificamente no versículo 4 ele diz: “Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Negueve.”
O termo “Negueve”, significa “sul”. Em outras traducões é também traduzido como “deserto”. “Negueve” é uma região árida localizada ao Sul de Israel. O solo dessa região, devido ao calor, forma um camada de pó bem fina. No fim de Setembro e no início de outubro começam as primeiras chuvas nessa região. E no alto das montanhas do “Negueve” a chuva rapidamente é absorvida pela terra. A camada fina de pó solidifica e forma uma crosta. E à medida que as águas descem montanha abaixo, elas se avolumam e jorram torrencialmente cada vez mais até se tornar um rio. Essa torrente de água é aguardada esperançosamente pelos agricultores, porque essas águas vindo do “Negueve” dá as condições de plantio e garante a próxima safra.
Assim, como as torrentes providenciavam a irrigação necessária para um solo árido, assim também o salmista deseja ser suprido em sua aridez espiritual pelas bênçãos abundantes do Senhor.
É preciso que você deixe Deus restaurar sua vida. Israel via a saída do cativeiro babilônico como um milagre extraordinário de Deus. Eles esperaram até que um dia Ele os libertou como prometera. Assim, independente de como está sua vida hoje, o que fará a diferença é se o Senhor está nela ou não. Quem está com o Senhor tem esperança de mudanças e restauração.
O Salmo 39.7 afirma: “E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança.” E o Salmo 62.5 completa: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.”
Quando Jesus entra em uma vida, Ele chega e restaura toda a aridez espiritual. Ele traz consigo todo o suprimento espiritual de que a alma precisa. E assim, Ele cumpre fielmente a Sua promessa dada em João 7.38: “Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão (jorrarão) rios de água viva”.
Tudo é diferente. Tudo é maravilhoso. Tudo é inexplicável. Tudo é esperançoso e tudo faz sentido quando Deus entra e restaura uma vida. Os lugares secos da alma são inundados das bênçãos de Deus. E a vida viceja, floresce e expressa toda a razão pela qual foi criada.
Por isso, peça hoje que Deus restaure sua vida!