ESTABELECENDO PRIORIDADES

 ESTABELECENDO PRIORIDADES

 Charles Swidoll afirmou: “A vida é como uma moeda; você pode gasta-la como quiser, mas você poderá apenas gasta-la uma única vez.” Suas escolhas nessa vida estabelecem quem você é e será. Se você escolher viver de forma errada, você gastará sua vida e não terá como voltar atrás.

Nessa vida não temos muitas possibilidades. Mas Jesus deixou o norte em como podemos focar nossas prioridades. Ele afirmou em Mateus 6.33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês.” No contexto dessa passagem, Jesus está combatendo a preocupação e a ansiedade desnecessária com comida, bebida e roupa. Quem se preocupa com essas coisas da vida e faz delas a prioridade, desfoca a vida. Jesus diz que a prioridade da vida deve ser outra: “Buscar o reino de Deus e Sua justiça.” Jesus quer que cada um de nós estabeleçamos nossas prioridades a partir dos interesses de Deus. 

Se vamos focar na prioridade das prioridades, ou seja, “o reino de Deus e Sua justiça”, isso implica que tudo na vida deve girar em torno disso: nossos relacionamentos, casamento, família, uso do dinheiro, estudos, desenvolvimento profissional, trabalho, entretenimento, viagens, uso do tempo, compras, vendas, decisões, escolhas etc. 
Viver centrado no reino de Deus significa que voluntariamente tudo na vida precisa permanecer entregue, focado e sob o controle soberano do Senhor. E foi nessa linha que o apóstolo Paulo viveu. Ele diz em Atos 20.24: “Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.” É o mesmo Paulo que também ensina em Colossenses 3.1-2: “Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.”

Se você dará prioridade para Deus, desde já tem que aprender a não segurar ou controlar nada. É preciso soltar tudo nas mãos do Senhor. Ele tem que ser sua única segurança e prioridade. Nada pode lhe escravizar ou prender: por exemplo, pessoas, posses, oportunidades, dinheiro, desejos ou interesses. Tudo precisa estar rendido a Ele. Se você não estiver pronto a entregar suas prioridades, Deus nunca será a sua prioridade maior.

A vida hoje lhe propõem centenas de possibilidades. Algumas delas são boas e outras ruins. Mas cabe a você decidir o que escolherá. O que você escolher determina o que realmente vem em primeiro lugar em sua vida. O desafio para você é sempre escolher por Deus e seus princípios. Quem assim o fizer estará seguro.

É muito certo o que alguém falou: “prioridade é fazer daquilo que vem em primeiro, o primeiro.”