OS TROPEÇOS DO PECADO

Judas 1.24 afirma: “E ao Deus que é poderoso para evitar que vocês tropecem e que pode apresentá-los irrepreensíveis diante da sua glória, com grande alegria.”

Judas, no texto, diz que o próprio Deus, pelo Seu poder, é o agente final da proteção espiritual de todos os que Lhe pertencem. É Ele que protege o Seu povo de tentações e pecados contra Ele mesmo, pois Seu desejo é que todos os Seus vivam uma vida feliz, e a felicidade está num viver reto, justo e santo perante Ele.

O fato de Deus proteger o Seu povo dos tropeços do pecado, não o exime de pedir a Ele por proteção espiritual. O Senhor Jesus mesmo ensinou em Mateus 6.13 que ante a possibilidade de pecar, a seguinte oração deveria ser feita: “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal…”

Há sempre grandes possibilidades de tropeços espirituais. O pecado sempre tem sua origem ora em nosso próprio coração, ora nas oportunidades oferecidas pelo mundo ou pelas sugestões do próprio Satanás. Conhecendo todas essas possibilidades, cabe ao sincero seguidor do Senhor Jesus, orar e pedir por proteção espiritual.

Jamais centre na sua felicidade como um fim. Fuja do jargão: “o importante é ser feliz!”. Segundo toda a Bíblia, o importante é viver uma vida reta, justa, santa e obediente diante do Senhor. Vivendo assim, a pessoa será feliz. O importante é agradar ao Senhor e fugir de qualquer possibilidade de pecar contra Ele. O importante é estar disposto a dizer “não”, quando o coração, as circunstâncias ou a maioria diz “sim.”

Se João Batista tivesse focado em sua felicidade, ele talvez ficasse calado ante a vida adúltera de Herodes e Herodias e preservado sua vida. Mas Ele proclamou a verdade e morreu degolado, mas triunfou ousadamente, não cedendo ante aos tropeços do pecado.

QUANDO O SENHOR NÃO OUVE A ORAÇÃO

O salmista declara no Salmo 66:18: “Se, no coração, eu tivesse contemplado iniquidade, o Senhor não me teria ouvido.”

O assunto do salmista é quando o Senhor não responde à oração. Segundo ele, o Senhor jamais responderá nenhuma oração quando o coração se deixa seduzir pelo pecado, pois o Senhor é santo e Seu desejo é que todos os que se acheguem a Ele, estejam alinhados primeiramente com Seu caráter santo. Levítico 19.2 afirma: “…Sejam santos, porque eu, o Senhor, o Deus de vocês, sou santo.”

Para termos nossas orações respondidas, devemos constantemente olhar para a nossa vida interior e examinar se há qualquer desejo, inclinação, intenção ou vontade que seja contra o Senhor. Esse exame precisa ser sério e cuidadoso, pois podemos nos autoenganar, visto que Jeremias 17.9 afirma que “o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa…”

O Senhor quer e deseja ter um relacionamento pessoal com você. Ele quer responder suas orações. Mas antes de tudo, Ele anseia que sua vontade e desejos estejam afinados à Sua vontade, conforme Ele já tem ensinado através de Sua Palavra e exemplificado pela vida e ensino do Senhor Jesus, o Seu filho amado.

Busque ao Senhor, mas comece sondando e purificando o seu coração. Não permita que qualquer pecado ganhe espaço em sua vida. Examine-se a si e confesse qualquer pecado a Ele. Ao confessar seus pecados, Ele lhe perdoará e você terá pleno relacionamento com Ele. 1 João 1.9 afirma: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Trate seriamente o pecado e desfrute da alegria de ter um relacionamento com o Senhor e suas orações respondidas.

RESPONDENDO AO DESÂNIMO

Somos tendentes ao desânimo. Quando o desânimo chega, é preciso analisar as causas. A própria personalidade, pessoas próximas, circunstâncias, pensamentos negativos e notícias são alguns agentes causadores do desânimo.

Paulo lutou contra o desânimo. O desânimo chegou até ele através das circunstâncias. Paulo foi dominado por muitas lutas e provações, devido ao seu intenso trabalho missionário por amor ao Senhor Jesus. Ele afirma em 2 Coríntios 4.8: “Em tudo somos atribulados, porém, não angustiados; ficamos perplexos, porém não desanimados.” Paulo afirmou também em 2 Coríntios 4.16: “Por isso não desanimamos. Pelo contrário, mesmo que o nosso ser exterior se desgaste, o nosso ser interior se renova dia a dia.”

O princípio do texto é que você não deve desanimar. Você não deve desanimar porque as os problemas financeiros, no casamento, com a saúde, os filhos ou qualquer outro se acumulam. Você não deve desanimar porque as oportunidades e soluções ainda não chegaram. Você não deve desanimar pelo excesso de tentativas. Você não deve desanimar pelas palavras duras, sem amor e insensíveis das pessoas que estão ao seu redor, especialmente as mais próximas e íntimas. Você não deve desanimar por nada!

Quando o desânimo bater e tudo lhe for contrário, tome como exemplo o próprio Senhor Jesus Cristo. Hebreus 12.2,3 ensina que Ele “…em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si, para que vocês não se cansem nem desanimem.”

O desânimo poderá chegar, mas é sempre você que decide como responderá a ele. A melhor resposta ao desânimo sempre é: não se deixe desanimar.

FALE MENOS!

Provérbios 17.28 ensina: “Até o insensato, quando se cala, é tido por sábio; se fica de boca fechada, passa por inteligente.”

Segundo o texto, qualquer pessoa pode melhorar sua reputação e ser considerada uma pessoa sábia por apenas reduzir o uso das palavras.

O uso das palavras revela o caráter. Provérbios 15.2 afirma: “A língua dos sábios adorna o conhecimento, mas a boca dos insensatos derrama tolices.” Eclesiastes 5.3 declara: “Porque das muitas preocupações vêm os sonhos, e do muito falar, palavras tolas.” Assim, uma fala cuidadosa é lucrativa porque é uma demonstração de sabedoria.

Palavras precipitadas e impulsivas marcam uma pessoa tola e perversa. Alguém tolo raramente diz algo proveitoso. Eclesiastes 10.3 ensina: “Quando o tolo vai pelo caminho, falta-lhe o entendimento; e, assim, mostra a todos que é mesmo um tolo.”

Portanto, fale menos! Aprenda a reduzir suas palavras e você fará com que outros pensem que você é sábio. Uma fala apressada, não pensada, incontrolável e não estudada é uma demonstração de tolice e insensatez.

Decida ouvir mais, e falar menos. Lembre-se que você aprende mais ouvindo e não falando. A sabedoria ensina que você jamais deveria falar até que tenha certeza de que sua fala é necessária e lucrativa aos que estão ao seu redor.

O próprio Deus, por sua bondade e graça, deu-nos dois ouvidos, mas apenas uma boca. Ser prudente no uso das palavras corresponderá, e muito, à nossa anatomia.

O ex-presidente americano Abraham Lincoln – muitos anos depois de Salomão – escreveu: “É melhor permanecer calado e ser considerado um tolo, do que falar e permitir que todos tirem essa dúvida.”

Assim sendo, decida falar menos!

ACOMPANHADO POR JESUS

O apóstolo Paulo, em 2 Timóteo 4.16,17, relata sua experiência no final de sua vida. Ele diz: “Na primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram… Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças…”

Paulo não cultivou nenhuma mágoa das pessoas de quem precisou. Mesmo quando precisou, e elas o abandonaram. Mas, em seu sofrimento e dor, Paulo sabia que estava acompanhado por Jesus que o apoiava e o fortalecia.

Escrevendo sobre essa experiência de Paulo, o grande pregador Charles Spurgeon, disse: “Se tudo o mais o abandonasse, Jesus era seu bastante companheiro; se todos o desprezassem, o sorriso de Jesus era sua força; se a boa causa lhe parecesse um perigo, a presença do Mestre lhe daria a certeza da vitória. O Senhor Jesus que um dia fora colocado na cruz, agora estava com ele na prisão”.

Quando Deus quer tocar alguém, Ele também usa pessoas. Pessoas que chegam para ajudar, incentivar e serem um conforto. Pessoas são também o método de Deus para abençoar. Contudo, nunca se deve fazer delas o centro da vida. Fazer de qualquer pessoa o centro da vida, trará sempre desapontamento e frustração.

É preciso que você creia que onde ser humano algum pode estar, Jesus ali estará. Ele nunca o abandonará. Você jamais está sozinho. Foi nessa convicção que Davi afirmou no Salmo 23.4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo…”

Somente Jesus pode compensar, por Sua real presença, qualquer falta ou perda terrena em sua vida.

Assim, acertadas e sábias são as palavras do pregador Greg Laurie: “Eu preferiria estar no pior lugar imaginável com o Senhor, do que no melhor lugar imaginável sem Ele.”

DEUS HONRA OS HUMILDES

Ser humilde não é ser popular. Popular é ser arrogante, soberbo e orgulhoso. Tiago 4.6 declara que “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”. Humildade não é fraqueza, é força. Deus manifesta Sua graça e honra somente aos humildes; os que se colocam numa posição de receber.

Deus sempre honra os humildes. O Salmo 10.17 afirma que Deus ouve o “desejo dos humildes”; o Salmo 25.9 diz que Deus “guia os humildes…”; o Salmo 138.6 declara que Deus “…atenta para os humildes…” e no Salmo 147.6 Deus “…ampara os humildes…”

Deus honra os humildes porque eles sabem que precisam de ajuda e a pedem; eles não insistem errando, nem continuam fazendo do mesmo jeito e da mesma forma; eles sempre dizem: “eu preciso…”

Eles também são rápidos em perdoar, demoram a se ofender e são prontos a esperar em Deus quando são injustiçados, não pagando o “mal com o mal”; eles não vivem brigando, exigindo, ordenando; eles aquietam seu coração e não querem ser o centro, nem buscam reconhecimento ou grandeza; eles apenas querem servir a Deus e às pessoas.

Deus honra os humildes porque eles também enxergam seus pecados e os confessam a Deus e às pessoas a quem ofendem. Eles jamais têm medo de dizer: “eu errei”.

Deus honra os humildes porque o Senhor Jesus, Seu Filho amado, humildemente tornou-se homem, nasceu numa família humilde, num local humilde, viveu com gente humilde e agiu com humildade. Paulo afirma em Filipenses 2.8: “A si mesmo (Jesus) se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”. Por isso, Jesus mesmo ordena em Mateus 11.29: “…aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração”.

Baseado em todas essas verdades, você é humilde?

BUSCANDO AUXÍLIO NO SENHOR

No Salmo 60.11, o salmista ora:“Presta-nos auxílio na angústia, pois vão é o socorro humano.”

Davi foi um grande líder militar e enfrentou com muita estratégia seus inimigos em duras batalhas. Diante de seus conflitos, ele buscava confiantemente o Senhor por ajuda a fim de superar os conflitos civis, incursões externas e invasões estrangeiras.

Somos alertados por Davi nesse pequeno versículo que não obstante nossa capacidade e destreza em algo, ou ainda, diante de qualquer luta da vida, devemos sempre buscar o auxílio do Senhor e jamais colocar a confiança em qualquer ajuda humana.

Devemos crer com convicção que nenhuma força humana é capaz de nos ajudar ou libertar. Jeremias 17.5 declara: “Assim diz o Senhor: “Maldito aquele que confia no ser humano, que faz da carne mortal o seu braço e cujo coração se desvia do Senhor!” O Salmo 146.3 nos adverte: “Não confiem em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.”

Assim, aprenda a buscar a ajuda somente no Senhor e não confiar em nenhum ser humano. Diante de suas fraquezas, ineficiências e inabilidades, vá para o Senhor. Diga a Ele o tanto que precisa de Sua direção, força, sabedoria e intervenção.

Todo o seu socorro precisa estar somente no Senhor, pois a ajuda humana é vã, fútil e inútil. Somente o Senhor é o único que pode te livrar, trazer paz ao seu coração atribulado, responder suas orações e agir para com sua necessidade.

Por isso, lance a Seus pés tudo o que você precisa, e confie somente nEle. Faça da oração do salmista no Salmo 30.10, a também a sua oração: “Ouve, Senhor, e tem compaixão de mim; sê tu, Senhor, o meu auxílio.”

O DEUS DO IMPOSSÍVEL

A Bíblia nunca começa com o tamanho do nosso problema, mas com quem Deus é. Ele é o Todo-Poderoso, grandioso, glorioso e capaz de fazer e refazer tudo, segundo a Sua vontade. O Salmo 147.5 afirma: “Grande é o nosso Soberano e tremendo é o seu poder…”

Em Gênesis 18, Abraão e Sara recebem a visita de anjos — sem saberem — e esses afirmam que depois de um ano eles se tornariam pais, não obstante, o avançar da idade deles. No versículo 12, Sara ao ouvir o relato dos anjos “…riu consigo mesma… e pensou: Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?”

Sara não acreditou em nada do que o anjo estava dizendo. Ela achava tudo muito improvável e impossível. Mas no versículo 14, o anjo afirma: “Existe algo impossível para o Senhor?” Na verdade, depois de um ano, de forma maravilhosa e sobrenatural, Sara deu à luz a um filho, ao qual deu o nome de Isaque.

Pelo fato de Deus ser Todo-Poderoso, nada lhe é impossível. Os impossíveis da vida são oportunidades para Ele revelar o seu magnífico e indizível poder diante da incredulidade e da fraqueza humana.

Por isso, creia em Deus! Não duvide que Ele possa agir! Ele pode, se quiser, transformar qualquer pessoa ou qualquer situação. Ele é o Deus do impossível.

Lembre-se sempre: Deus é o Deus do impossível.

TRATANDO A IRA

Salomão afirmou em Provérbios 14:29: “Quem tarda em irar-se é grande em entendimento, mas o que facilmente perde a calma faz um elogio à loucura.”

A ira é a razão de muitas brigas desnecessárias e leva rapidamente a muitos outros pecados. Há muitas pessoas controladas pela ira. Elas não conseguem controlar-se e como consequência, prejudicam sua vida e as de outros.

Em geral, a ira nasce no coração devido a uma reação exagerada, uma interpretação errônea das circunstâncias, um julgamento errôneo dos motivos ou pela falta de uma reflexão adequada dos fatos.

A sabedoria para a vida inclui autocontrole para governar o espírito. Quem não consegue manter a calma diante das circunstâncias, dirá e fará muitas coisas tolas e insensatas.

Em Tiago 1.19-20 aprendemos que “…cada um…seja tardio para falar e tardio para ficar irado. Porque a ira humana não produz a justiça de Deus.” Assim, para o seu bem, de sua família e dos que convivem com você, aprenda a lidar com a ira.

Abrace a sabedoria e seja lento em permitir que a ira se desenvolva, pois, quanto mais rápido você fica irado, menos sabedoria você tem sob a influência dessa ira. Quanto maior a intensidade de sua ira, menos compreensão você tem sob seu calor apaixonado.

Como an ira inicia no coração, peça ao Senhor por um renovar de seu coração e por uma vida cheia do Espírito, pois por Ele, você será paciente e gracioso em suas palavras e ações.

Lembre-se que o Senhor Jesus, mesmo diante de Seus intrigantes inimigos, jamais se irou pecaminosamente por eles. É somente pelo poder dEle que você, não só tratará a ira, mas também qualquer outro pecado que supostamente esteja lhe escravizando.

JESUS É A RESPOSTA

Você sente-se perdido, não sabe em quem acreditar e não entende a plenitude da vida? Jesus é a resposta! Ele diz em João 14.6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Você está insatisfeito? Sente que algo está faltando? Se sim, Jesus é a resposta! Em João 6.35 Ele diz: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.”

Você sente-se perdido e confuso quanto ao propósito de sua vida e está vivendo em pecado? Se sim, Jesus é a resposta! Ele proclamou em João 8.12: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”

Você sente a necessidade de fugir da agonia de sua alma e precisa de descanso? Se sim, Jesus é a resposta! Ele declarou em João 10.9: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”

Você sente-se inseguro quanto à direção espiritual de sua vida? Cansou de ser enganado e não sabe o que e a quem seguir? Se sim, Jesus é a resposta! Ele afirmou em João 10.11,14: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas conhecem a mim.”

Pensar sobre a certeza da morte lhe incomoda? Se sim, Jesus é a resposta! Ele disse em João 11.25,26: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente.”

Jesus é a resposta para sua vida hoje e eterna. Só Ele pode saciar sua alma, remover suas dúvidas, iluminar sua escuridão espiritual, trazer-lhe a satisfação plena, perdoar seus pecados e lhe presentear com a vida verdadeira nesse mundo e na eternidade.

Jesus é a única resposta para tudo o que você deseja, procura e precisa. Venha a Ele!

O TEMOR DO SENHOR

Salomão afirmou em Provérbios 1.7: “O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os insensatos desprezam a sabedoria e o ensino.” Ele também declarou em Provérbios 8:13: “O temor do Senhor consiste em odiar o mal…”

O temor do Senhor significa nutrir uma atitude de amor, obediência, admiração e humildade diante dEle e andar em plena e radical dependência dEle em cada área da vida.

O temor do Senhor é semelhante à mentalidade de um súdito diante de um rei poderoso; é estar sob a completa autoridade divina como alguém que certamente prestará contas.

O temor do Senhor implica em relacionar-se com Ele com confiança, humildade, prontidão para aprender, submeter, servir e agradecer, enquanto é exatamente o oposto de qualquer autonomia e arrogância.

Se você teme ao Senhor, isso significa que você expressa uma profunda reverência e respeito por quem Ele é, faz e ordena, o qual também se revela por meio de uma disposição para viver em voluntária e completa obediência, adoração, submissão e admiração a Ele, enquanto se dispõe a lidar séria e radicalmente com o pecado em sua vida.

Salomão também afirmou em Provérbios 14.2: “Quem anda na retidão teme o Senhor, mas o que anda em caminhos tortuosos, esse o despreza.”

Assim, se você teme ao Senhor, desejará andar de uma forma que O agrada, buscando viver de um modo justo e reto, pois os que não O temem, infelizmente, e para sua ruína, escolherão os caminhos do pecado.

Lembre-se fortemente: Você jamais desenvolverá um senso de “temor ao Senhor” sem ler, ouvir, estudar e meditar em Sua Palavra, a Bíblia, pois todas as raízes das fraquezas do temor ao Senhor encontram-se primariamente na ignorância, negligência e desobediência à Sua Palavra.

DEPENDER DE DEUS

Em Tiago 1.5, aprendemos: “Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida”. Em Provérbios 3.5,6, somos advertidos: “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”.

Não fomos criados para viver independentes de Deus, antes devemos depender dEle em tudo. Devemos depender dEle quanto à forma de dirigir e gerir a vida.

Depender de Deus não significa que você deve se manter inerte ou passivo. Você demonstra sua dependência de Deus quando, por exemplo, estando doente, você ora a Ele e vai ao médico, tomando os medicamentos indicados. Ou ainda, quando desempregado, organiza um excelente curriculum e o envia às empresas de RH.

Depender de Deus nunca exime você de fazer muito bem a sua parte. Depender de Deus significa também que há certas horas na vida em que você não tem mais nada o que fazer, a não ser entregar e se lançar pela fé ao Seu controle soberano.

Deus sempre é honrado quando você depende totalmente dEle.

Jesus declarou em João 15.5: “…sem Mim, nada podeis fazer”.

Por isso, seja lá o que for; seja em que situação estiver; seja o que estiver fazendo, desejando ou intentando, decida depender totalmente de Deus!

LIVRE ACESSO A JESUS

Hebreus 4.16 declara: “Portanto, aproximemo-nos do trono da graça com confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça para ajuda em momento oportuno”.

O contexto dessa passagem nos ensina que o Senhor Jesus é o Todo Poderoso Sumo Sacerdote e, o Seu povo tem livre acesso para achegar-se corajosamente ao Seu trono da graça, para receber dEle a compaixão, o favor e a ajuda que precisa.

Segundo o texto, você não precisa de qualquer intermediário para vir até o Senhor Jesus. Tendo já tratado os seus pecados, você então tem agora livre acesso a Ele. Você também não precisa dizer palavras bonitas ou articuladas perante Ele, pois Ele recebe, ouve e atende sua oração.

Se você pertence ao Senhor Jesus, seja qual for a sua circunstância, problema, dor, luta, tribulação ou tentação com o pecado, você tem livre acesso a Ele. Diante do trono a sua oração é ouvida quando você se expõe, confessa seus pecados, fraquezas e indignidades.

Ao colocar-se diante do Senhor Jesus, Ele também concede ajuda nos momentos de dificuldades. Nenhum pedido é pequeno demais ou sem importância para Ele, pois Ele não quer que você esteja ansioso por nada. Diante de Sua presença você encontrará tudo o que precisa para o pleno descanso de sua alma.

Tendo livre acesso a Jesus, desfrute do privilégio de ir à Sua presença. Abra diante dEle o seu coração e creia que Ele entende, ouve e agirá por você.

CENTRANDO A VIDA EM JESUS

A Palavra de Deus adverte em Colossenses 3.17: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” O texto paralelo a esse é 1 Coríntios 10.31, que diz: “Portanto, se vocês comem, bebem ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.”

A verdade nesses dois textos é que os que dizem seguir a Jesus precisam analisar o comportamento e se proporem diariamente, a fazer tudo para a glória do Senhor Jesus.

Os seguidores de Jesus não só creem com convicção, em quem Ele é e no que Ele ensinou, mas buscam viver como Ele viveu. A nobreza e a beleza da verdadeira vida cristã está na consciência e prática de que tudo o que se faz, seja feito em nome e para a glória do Senhor Jesus.

Os sérios e comprometidos seguidores do Senhor Jesus buscam centrar a vida nEle, porque estão continuamente fazendo a pergunta certa em suas corriqueiras atividades: no que estou fazendo, faço em nome e para a glória do Senhor Jesus? Assim, o mais poderoso e precioso segredo de uma vida cristã plena, é aprender a fazer tudo para o Senhor e Sua glória.

Por isso, faça do Senhor Jesus o centro de sua vida. Mantenha constantemente um coração pronto para obedecê-Lo em tudo e faça de todas as suas palavras e atividades uma grande oportunidade para honrá-Lo. Pois, quando você centra as atividades de sua vida no Senhor Jesus, mais você se torna parecido com Ele e mais você é usado por Ele, para impactar os que estão ao seu redor.

Decida então centrar sua vida em Jesus.

https://youtu.be/vKoUipfk9_w