TRANSCRIÇÃO DA PREGAÇÃO DE BILLY GRAHAM EM 1974 NO ESTÁDIO DO MARACANÃ NA CAMPANHA EVANGELÍSTICA “GRANDE RIO”.
Eu achei que não poderíamos ter mais gente no estádio do que tivemos ontem pela noite quando estava lotado. Mas de alguma forma temos muita mais gente aqui hoje do que tivemos ontem e ainda muita gente lá fora.
Nós temos tido um tempo maravilhoso no Brasil e posso dizer que é um dos pontos culminantes de toda a minha carreira. E eu digo: Deus abençoe o Brasil! Deus abençoe o Brasil! Deus abençoe o Brasil!
Quando você vem ao Rio de Janeiro uma das primeiras coisas que você vê é a estátua de Jesus Cristo, a qual é um marco, não só no Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil. Ela levou sete anos para ser construída e foi pago com um enorme sacrifício de cristãos. Ela é uma famosa estátua no mundo. Jesus Cristo e sua cruz estão entrelaçados na história do Brasil.
Eu li, antes de vir a este estádio (do Maracanã) sobre a morte de Jesus, segundo o livro de Marcos. Ele tinha sido preso. Ele tinha sido julgado. Ele tinha sido castigado. E agora ele tinha sido entregue aos soldados romanos para ser executado. Colocaram uma coroa de espinho na sua fronte. E agora bateram nEle novamente. E bateram com açoites de ponta de aço que rasgaram a sua carne. Então colocaram aquela cruz pesada sobre os seus ombros e O levaram pelas ruas de Jerusalém para que todos pudessem ver. Ele estava carregando aquela cruz pesada. Jerusalém estava cheia; dezenas e milhares de pessoas e era uma atmosfera carnavalesca. E quando chegaram a um lugar chamado Gólgota, deitaram Jesus na cruz e colocaram cravos (pregos) em suas mãos, amarraram seus pés à cruz e então levantaram a cruz. Ali Ele ficou pendurado, sofrendo, derramando sangue e morrendo. A multidão estava rindo, zombando e ridicularizando. “Ele salvou os outros, agora não pode salvar-se a si mesmo. Se és o Filho de Deus, por que não desce daí?” Mas Ele não desceu! E graças a Deus Ele ficou ali! Se Ele tivesse descido da cruz ninguém poderia ser salvo; ninguém poderia ir para o céu. Não há nenhuma morte nesse mundo que pode se comparar a morte de cruz. Ela é a pior de todas as mortes. Mas Jesus não só morreu fisicamente. Ele morreu espiritualmente. Ele nunca cometeu nenhum pecado. Ele se tornou pecado em seu lugar. O seu sofrimento mais profundo veio quando Ele exclamou: “Meu Deus, por que me desamparaste?” A Escritura diz que Ele era “…desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento…”(Isaías 53:3).
As pessoas em todas as partes em que eu vou, me perguntam: Há esperança para mim? Alcoólatras, prostitutas, ladrões, assassinos, prisioneiros e espiritistas. Eles perguntam: Há uma esperança para mim? Há dois dias, aqui, uma pessoa perguntou se eu acreditava na existência do diabo. Sim, a Bíblia diz que há um diabo. E a ele pertence o reino das trevas. Ele pode criar milagres falsos. Ele pode criar experiências espirituais falsas. Ele promete liberdade e luz, mas ele traz tristeza, morte e destruição.
Se você quiser saber quanto Deus odeia o pecado, vá a cruz. Por que Cristo estava morrendo pelos seus pecados. Mas você dirá: O que é pecado? Pecado é deixar de atingir o alvo; é estar a quem daquilo que Deus quer para nós. Deus diz que nós devemos ser santos, mas você não pode ser santo. Então você fica a quem. Nós devemos ser como Jesus, mas nenhum de nós pode ser como Jesus. Todos nós fracassamos. Nós estamos a quem do alvo. Mas Deus exige justiça e retidão para ir ao céu. Você olha para você mesmo e diz: Eu não sou tão mal! Eu sou melhor do que muita gente que conheço! Mas Deus olha você através de Seus olhos de justiça e santidade e diz que você é um pecador. talvez para você o pecado não seja tão sério. Uma mentira, mas todo mundo mente. Roubar um pouquinho, mas a maior parte das pessoas roubam alguma coisa na vida. Cometer pecado sexual, ser infiel a esposa; quase todo mundo faz isso; não há muita coisa nisso! Mas aos olhos de Deus isso é terrível. Não sabemos a profundeza de nossos próprios pecados. “Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3.23).
Também o pecado é a quebra da Lei de Deus. Agora, o que é a “Lei”? Eu vejo falando: isso é moral é isso é imoral. Qual é o critério? São os 10 mandamentos! Aqui está a expressão da lei moral que Deus colocou no universo: a Lei de Moisés. Você já quebrou essa lei? Talvez uma vez ? Talvez um pouquinho? A Bíblia diz que se você quebrou uma dessas leis, você quebrou todas (Tiago 2.10). Eu quero confessar uma coisa a vocês: eu tenho quebrado essa Lei muitas vezes. A Bíblia diz que se você quebrou essa lei você é pecador. Então eu tenho que dizer a Deus hoje: Eu sou um pecador! Então esse fato, me leva, me arrasta a misericórdia de Deus. E quando eu me aproximo de Deus eu não busco justiça. Se eu procurar justiça estou perdido. Se eu alcançar justiça vou para o inferno. Eu quero misericórdia! Eu quero graça! Eu quero perdão! é isso que Deus me oferece na cruz. Eu vejo na cruz quão profundo meus pecados são. Este pecado é um defeito, uma falha do coração humano. Afeta minha mente; afeta minha vontade, afeta minha consciência; afeta minhas emoções. Toda a minha vida é afetada pelo pecado e eu me torno escravo do pecado. O pecado diz: faça isso! E eu faço! O pecado vem, me castiga e diz: faça isso! E eu faço! Eu não quero fazer, mas eu faço de qualquer forma. Porque o pecado é o meu senhor.
Como eu posso quebrar essa escravidão? Como posso ter liberdade? Venha a cruz! Ele (Jesus) lhe fará livre. Ele vai quebrar os grilhões. Ele vai quebrar todos os impedimentos. Deus está dizendo: Eu amo você! Não importa quão mal você tenha sido, Eu o amo! Eu o amo! Eu o amo! É isso que Deus está falando na cruz. “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando ainda éramos pecadores” (Romanos 5:8). “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16). Então, ao olhar para cruz, compenetre-se no fato de que Deus o ama. “Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2:8-9).
E a cruz condena qualquer outros meios de salvação. Há muita gente que diz: Há muitos caminhos para Deus e para o céu! Mas a Bíblia diz: “Há caminho que parece direito ao ser humano, mas o fim dele é caminho de morte”(Provérbios 16:25). Esse é um caminho que pode parecer muito bom; parece razoável; eu posso crer nisso e parece muito agradável e muito fácil apesar das exigências de Cristo. Mas Jesus disse: “Jesus respondeu: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”(João 14:6). Ele disse: ““— Entrem pela porta estreita! Porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela. Estreita é a porta e apertado é o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que o encontram”(Mateus 7:13-14). Ele disse: “Nem todo o que me diz: “Senhor, Senhor!” entrará no Reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mateus 7:21). Muitos vão dizer: Senhor, salva-me! Senhor, ajuda-me! Você vai dizer isso no juízo, mas será tarde demais. Venha agora! Agora a porta é estreita. Ande pelo caminho estreito. Somente uns poucos andarão por aquele caminho. A maioria da humanidade tem tomado o caminho errado. Eles estão indo pela estrada errada. Por isso que o mundo está nessa confusão terrível que se encontra hoje. Jesus diz: “tome a estrada estreita…siga-me!”. Entre pela porta estreita. Venha a cruz e seja salvo. Porque a verdade é que você foi feito a imagem de Deus; você foi feito para Deus e sem Ele você não pode alcançar satisfação completa. Então vocês tem aquilo que os psicólogos chamam de “solidão cósmica”. Você pode estar no meio de uma multidão, mas ali mesmo você sente a solidão, essa solidão que só Deus pode preencher. Muitos estão sofrendo de depressão. Muitos estão vazios. Muitos julgam que a vida não vale a pena viver. Venham a Cristo porque junto a cruz a poder para transformar sua vida inteiramente. A Bíblia diz que se alguém aceita a Cristo é uma “nova criatura” (2 Coríntios 5.17). Ele pode fazer uma criatura completamente diferente. Ele pode tirar toda a solidão. Ele pode trazer alegria, paz e felicidade como nunca você teve. Deixe Jesus Cristo entrar em sua vida. Pois como você viu, Jesus morreu na cruz, eles o sepultaram, mas Ele não ficou lá, Ele se levantou (ressuscitou) da sepultara. Cristo hoje está vivo! Cristo hoje está vivo! A Bíblia diz que Ele voltará (Atos 1.11). Há uma vida futura. Há uma eternidade lá adiante. Qual é a extensão da eternidade? Para sempre, é sempre, e sempre e sempre! A decisão que você fizer em relação a Cristo vai resolver aonde você estará daqui mil anos. Isso pode parecer muito estreito para você. E é! Só há um caminho!
Eu tenho pregado esse evangelho por muitos anos e em todos os continentes. Pela África, Ásia, América Latina, América do Norte Europa. Eu tenho visto pessoas aos milhares vindo a este Cristo e encontrando nova vida. E isso pode acontecer para você hoje. A igreja não pode fazer para você. O ritualismo não pode fazer por você. Isso só pode ser conseguido com uma relação sua com Jesus Cristo.
Você está pronto a vir a Ele? E você me pergunta: o que eu devo fazer? Você precisa fazer três coisas. Ouça bem porque você nunca poderá chegar diante de Deus dizendo que eu não sabia o que fazer.
PRIMEIRO, você precisa se arrepender de seus pecados. Você dirá: Eu nem sei o que é arrependimento. Como posso me arrepender? Jesus disse, a não ser que você de arrependa você perecerá (Lucas 13.5). O que quer dizer arrependimento? Isso quer dizer que você muda o seu modo de pensar a respeito de Deus. Isso quer dizer que você vai abandonar todos os seus pecados e se voltar para Cristo. Isto é arrependimento! Você já fez isso? Você já fez isso? Você tem certeza disso? Se eu fosse você e tivesse alguma dúvida sobre isso, não deixaria esse estádio sem me certificar e arrepender. Está é a maior multidão que se reune para ouvir o Evangelho na América do Norte, na América do Sul e em qualquer parte do mundo. Milhões de cristãos ao redor do mundo estão orando por esse momento. Mas Deus não olha aqui para uma grande multidão. Deus olha para cada um individualmente. E você está agora diante de Deus como uma pessoa diante dEle. Ele está chamando você pessoalmente ao arrependimento. Ele está ordenando que você se arrependa. Você já se arrependeu?
A SEGUNDA coisa que você precisa fazer é: receba a Jesus como seu Senhor e Salvador. Aqui está como você recebe Cristo. Vamos supor que eu entregue este livro ao intérprete. Não é dele até que ele receba. E preciso que ele receba. Deus oferece a você Jesus Cristo. Você precisa recebe-Lo. Da mesma maneira como você recebe outra oferta. Deus oferece a você o dom da salvação.
A TERCEIRA coisa. Você deve estar pronto para segui-Lo (Jesus), servi-Lo e obedece-Lo. Você está pronto para fazer isso? Você está pronto a fazer essa entrega hoje? Você fará está decisão hoje? Se você está pronto a fazer essa decisão hoje eu peço que você pegue o programa e abane-o. E diga: hoje eu quero Jesus no meu coração. Eu quero os meus pecados perdoados. Eu quero saber que vou para o céu. Onde estão, podem simplesmente abanar o seu programa. Centenas de pessoas. Agora aos que estão assistindo na televisão. Aonde você está pode, você pode curvar sua cabeça e dizer: Senhor Jesus, eu te recebo. Mantenha o seu programa levantado e os conselheiros vão lhe dar literatura para ajudar na sua vida cristã. Eles vão lhe dar um Novo Testamento hoje e um estudo bíblico. Mantenha seu programa levantado e os conselheiros vão chegar até onde você está.
Agora gostaria de dizer uma palavra a vocês. Há quatro coisas importantes para todos. 1º) Ler a sua Bíblia todos os dias. Comece hoje. Isso lhe ajuda a crescer. 2º) Ore. Deus vai ouvir a sua oração. Você é Seu filho. 3º) – Testemunhe de Cristo onde estiver. É assim que as pessoas verão que você é uma “nova criatura”. 4º)Vá uma igreja. Sirva a Deus onde Cristo é proclamado.