A ESPERANÇA

A esperança é algo precioso e maravilhoso. Thomas Brooks afirmou: “A esperança pode ver o céu através das nuvens mais espessas.” Sem esperança as pessoas ficam desesperadas, mas com ela, todos podem suportar quase tudo.

Salomão afirmou em Provérbios 13.12: “Esperança adiada faz adoecer o coração; desejo cumprido é árvore de vida.”

A esperança é a expectativa de algo desejado. Se o que se deseja não é obtido no tempo esperado, a alma então fica triste e aflita. Mas quando a coisa desejada finalmente chega, é uma “árvore da vida”, ou seja, o coração e a alma são encorajados e revividos. 

A desesperança é um dos sentimentos mais destrutivos e dolorosos. Ela precisa ser evitada a todo custo porque destruirá a perspectiva e o desempenho de qualquer pessoa. Alguém sábio depositará sua esperança no que é certo e evitará quaisquer desejos ou expectativas pelas coisas vãs que levam ao desespero ou à frustração. 

Enquanto a esperança é algo fascinante para vida, a desesperança é algo destrutivo. Por isso, para manter a esperança e nunca ficar decepcionado, abrace a esperança que Deus dá e promete.

Quando o salmista se viu sem esperança, porque estava nas mãos de pessoas ímpias, injustas e cruéis, ele voltou-se para o Senhor e afirmou no Salmo 71.5: “Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus…”

Conserve-se focado no Senhor, pois Ele é o “Deus da esperança.” Assim, centrado nEle e em Sua perfeita vontade e verdade, sua alma então estará cheia de esperança e ficará tranquila.