O profeta Habacuque declarou em seu livro Habacuque 3.17-18: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na videira; ainda que a colheita da oliveira decepcione, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas desapareçam do aprisco, e nos currais não haja mais gado, *mesmo assim eu me alegro no Senhor, e exulto no Deus da minha salvação*.”
O profeta Habacuque está ciente da possibilidade de aflições e perdas de sua segurança. Mas mesmo assim, ele decidiu confiar só no Senhor e manter sua alegria nEle.
O profeta ensina que você pode estabelecer sua alegria no lugar errado. Se a fonte de sua alegria estiver em “figueiras”, “vides”, “oliveiras”, “campos”, “ovelhas” e “gados”, você ficará frustrado, porque essas coisas acabam. É um grande perigo confiar em circunstâncias, situações e pessoas para se ter alegria. Sua alegria precisa estar na fonte certa, o Senhor.
Você pode manter-se alegre, mesmo diante de uma profunda tristeza, se a fonte de sua alegria for o Senhor. Paulo ordenou em Filipenses 4.4: “Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se!” A verdade é que se a fonte de sua alegria não for o Senhor, você sucumbirá.
No Senhor Jesus começa sua verdadeira alegria. NEle a alegria flui continuamente. Tudo fora dEle falha. Tentar estabelecer alegria na criação ou na criatura é trocar a prioridade, pois tudo existe por causa do Criador. Ele é a origem, o meio e o fim de tudo. Toda alegria buscada fora dEle é uma distorção e um vazio.
Mesmo que seu mundo esteja desabando, decida, como fez o profeta Habacuque, alegrar-se no Senhor. Regozije-se nEle e você triunfará. Não permita que a perda de qualquer conforto apague sua alegria. Mantenha seu coração no Todo-Poderoso e indestrutível Senhor, e assim seu ânimo e alegria reverdecerá e florescerá.