Salomão afirmou em Eclesiastes 1.18: “Quanto maior a sabedoria, maior a aflição; quanto mais conhecimento, maior a tristeza.”
A busca pelo conhecimento é um pilar fundamental da civilização humana. Através dela, desvendamos os segredos do universo, expandimos nosso horizonte e impulsionamos o progresso. Mas centrar a vida somente na busca do conhecimento é um grande erro.
Salomão, em Eclesiastes 1.18, deixa claro que quanto mais você se aprofunda na instrução, mais você percebe os problemas da vida e se entristece. Isso porque, quanto mais se sabe, mais se percebe que pouco se sabe.
O princípio simples é: não se apegue demais ao aprendizado das coisas deste mundo para que sua infelicidade não aumente, e cresça a sua frustração com a vida.
A busca do conhecimento sem Deus é algo fútil, pois Ele é o Criador da vida e tudo o que os homens precisam para viver foi revelado por Ele em Sua Palavra, a Bíblia. Por meio dela entendemos como viver e através de Jesus, o seu Filho Amado, o qual é a encarnação de sua plena sabedoria, a qual, sendo abstrata, se torna um atributo concreto, pois Ele, através de seus ensinamentos e ações, expressou a perfeita sabedoria divina, revelando aos homens o caráter, os propósitos, as prioridades e os planos de Deus.
Sem o conhecimento de Deus, o acúmulo de informações e o desenvolvimento de habilidades intelectuais podem se converter em ferramentas vazias, incapazes de gerar significado duradouro ou conduzir a uma vida autêntica.
Assim, quando você decide buscar as verdades sobre quem Deus é e o que Ele faz, por meio de Seu Filho Jesus Cristo, você então terá não só o conhecimento da vida presente, mas da verdadeira vida, a eterna.