1 Pedro 3.10 afirma: “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente.”
A língua — um pequeno órgão — pode causar dano e destruição, pois uma palavra mal colocada pode destruir relacionamentos e causar feridas profundas.
O livro de Provérbios dedica diversos versículos à importância do domínio da língua. Provérbios 10:19 diz: “Na multidão de palavras não falta transgressão, mas quem refreia os seus lábios é prudente.” Provérbios 13:3 afirma: “Quem guarda a sua boca preserva a sua alma; mas quem a abre será amplamente destruído.”Provérbios 15:1 declara: “Uma resposta suave acalma o ânimo, mas uma palavra áspera provoca ira.” Provérbios 18:21 diz: “A morte e a vida estão no poder da língua; e os que a amam comerão do seu fruto.”
Esses versículos nos mostram que a língua não é apenas um instrumento de comunicação, mas também uma arma poderosa, capaz de construir ou destruir.
A transformação interior que o evangelho produz pelo poder do Espírito Santo, capacita cada um a viver de forma diferente, a controlar impulsos e a falar palavras que edificam e encorajam.
Assim, esteja atento às suas palavras. Antes de falar, pense nas consequências. Peça a Deus sabedoria para saber o que dizer e quando falar. Observe a vida de Jesus e procure imitá-lo em suas palavras e ações. Se você feriu alguém com suas palavras, peça sinceramente perdão.
A língua é um dom precioso que Deus nos deu, mas também uma grande responsabilidade. Ao dominarmos nossa língua, glorificamos a Deus e edificamos as pessoas.