O salmista declarou no Salmo 119.59: “Penso nos meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos”.
Esse salmo nos apresenta um convite ao autoexame. O salmista, ao afirmar: “penso nos meus caminhos”, demonstra uma consciência de sua humanidade e da necessidade de constante correção.
A Palavra de Deus é como um espelho que revela a nossa real imagem espiritual. Ao meditarmos nos “testemunhos”, mandamentos e promessas de Deus, somos confrontados com a nossa condição espiritual.
Ao reconhecermos as nossas falhas, à luz da Palavra de Deus, somos impelidos a “voltar os nossos passos”. Essa expressão traz a imagem de alguém que se desviou do caminho certo e agora busca retornar. É um chamado ao arrependimento, à mudança de direção e à busca por uma vida alinhada com a vontade divina.
Ao nos examinarmos à luz da Palavra, percebemos que todos nós somos pecadores e necessitamos da graça de Deus. Romanos 3:23 afirma: “Porquanto todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. O pecado nos separa dEle e nos leva à morte espiritual. No entanto, a boa notícia é que o Senhor, em Seu infinito amor, providenciou um caminho para a salvação: Jesus Cristo.
Por isso, reserve todos os dias um tempo para meditar na Palavra de Deus e examinar-se à luz dela. Caso identifique áreas em que não esteja alinhado com a vontade de Deus, arrependa-se, busque o Seu perdão e a força nEle para mudar.
Examine sua vida segundo a Palavra de Deus e você encontrará direção, força e a esperança que precisa para viver uma vida que O agrade.
Caso o Espírito Santo esteja convencendo você de seus pecados, arrependa-se deles agora e creia em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador.