O Senhor Jesus afirmou em Mateus 23.11: “Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros.”
Ao afirmar que “o mais importante é aquele que serve os outros”, Jesus apresenta a seus discípulos um modelo radical de vida, onde a humildade e o amor ao próximo são os pilares fundamentais.
Nesse versículo, Jesus desfaz totalmente do padrão mundano e ensina que a verdadeira grandeza está em servir aos outros.
O serviço é o caminho para a honra; aquele que seria mais estimado deveria fazer o maior trabalho e o que tem mais capacidade e os maiores dons, deveria empregá-los para o uso e benefício dos outros, pois a humildade e o serviço são os verdadeiros marcadores de grandeza.
Em um mundo que exalta o individualismo e a busca pelo poder, Jesus, nos convida a adotar uma postura oposta: a do servo. Ele nos desafia a irmos
contra a cultura que tanto valoriza e celebra o ego, a superficialidade, a autopropaganda, a exibição ostentosa de posição e posses, a autopromoção e o acúmulo, para colocarmos a humildade e serviço ao outro acima de qualquer ambição.
O Senhor Jesus é o exemplo supremo de humildade de servo. Ao lavar os pés de seus discípulos (João 14), Ele demonstrou humildade e declarou que o maior não é aquele que é servido, mas aquele que serve.
Assim, que o Espírito Santo capacite você a entender que a pessoa mais importante é aquela marcada pela humildade e serviço aos outros, colocando as necessidades dos outros acima das suas.
Lembre-se constantemente do ensino poderoso e transformador de Jesus: “…o mais importante é aquele que serve os outros.”