A COBIÇA

Jesus afirmou em Lucas 12.15: Tenham cuidado e não se deixem dominar por qualquer tipo de avareza, porque a vida de uma pessoa não consiste na abundância dos bens que ela tem.”

‭‭Nesse versículo, Jesus demonstra profundo conhecimento da natureza humana, especialmente da tentação à cobiça. Ele sabe que muitos associam erradamente a qualidade de vida ao acúmulo de bens materiais, acreditando que sem posses a vida perde o sentido.

A cobiça é um pecado. O décimo mandamento em Êxodo 20.17 declara: “Não cobiçarás…”. A cobiça é sempre o desejo insaciável por dinheiro e bens materiais. Ela é um abismo, um desejo voraz que consome a alma e aprisiona o coração em uma busca constante por riquezas e posses. Ela corrompe o caráter e cega a razão, afastando assim qualquer pessoa da verdadeira felicidade.

A cobiça é perigosa, pois conduz a outros pecados como a desonestidade, a mentira, o roubo, a extorsão, a corrupção, o assassinato, a manipulação, e como Paulo afirmou em 1 Timóteo 6.9, a cobiça leva a pessoa a “… muitos desejos insensatos e nocivos.”

A cobiça é um ídolo que engana e aprisiona você, ludibriando o seu coração e lhe afastando de um relacionamento próximo e íntimo com Deus.

Lembre-se de que a vida é uma jornada repleta de escolhas. Uma das escolhas mais importantes que você pode fazer é onde você depositará sua confiança. Você pode optar por colocar sua alma na cobiça; em uma busca incessante e vã por bens materiais e prazeres passageiros. No entanto, essa busca é pecaminosa, fútil e insatisfatória.

Não coloque sua alma na cobiça. Arrependa-se desse pecado e se entregue ao Senhor Jesus, pois nEle, você encontrará vida abundante; vida que transcende a busca por riquezas e bens. Nele você terá alegria duradoura, paz e um senso maior de propósito.