Números 14:2 afirma: “Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão…”
Esse versículo apresenta um dos momentos mais marcantes da desobediência e descrença do povo de Israel. A murmuração contra Moisés e Arão, e consequentemente contra o Senhor, revelou o coração de um povo que duvidou do maravilhoso cuidado e providência dEle.
Biblicamente, reclamar é um ato de queixa, murmuração ou insatisfação expressa, muitas vezes de forma rebelde, contra o Senhor, Seus líderes ou circunstâncias.
Os que reclamam demonstram uma falta de confiança em Deus e em Suas promessas, porque questionam Seus motivos, propósitos e duvidam de Sua capacidade de prover e cuidar.
A reclamação sempre revela um coração ingrato, que foca nos problemas e nas dificuldades em vez de agradecer pelas bênçãos recebidas. Ela é ainda um ato de rebeldia contra a autoridade do Senhor e de Seus representantes. Ela tem um efeito contagioso, espalhando-se rapidamente e infectando as pessoas ao redor.
A Bíblia mostra que a reclamação sempre traz consequências, como o juízo de Deus, atraso na realização de Seus planos e até mesmo o declínio e morte espiritual.
A Bíblia condena a murmuração, mas exorta a sermos gratos em todas as circunstâncias, sejam boas ou difíceis, pois o Senhor soberanamente está agindo com sabedoria, bondade e providência.
O seu desafio em toda e qualquer situação é confiar no Senhor e ser grato, mesmo quando as coisas não fazem sentido. A verdadeira prova de sua fé, não é quando tudo vai bem, mas quando as circunstâncias parecem desafiar toda lógica.
Assim, cultive sempre um coração grato. Agradeça ao Senhor diariamente por tudo. Faça uma lista das bênçãos do que Ele lhe tem dado e agradeça. Não saia de sua cama sem dizer um “obrigado Senhor” por algo ou alguém.
Pare de reclamar! Agradeça!