O COMPASSIVO JESUS

Em Hebreus 2.17-18, o autor declara: “Por isso mesmo, era necessário que, em todas as coisas, ele se tornasse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote nas coisas referentes a Deus e para fazer propiciação pelos pecados do povo. Pois, naquilo que ele mesmo sofreu, quando foi tentado, é poderoso para socorrer os que são tentados.”

Conforme esses versículos, Jesus veio para simpatizar e ser compassivo conosco. Ele veio para poder ser nosso “… misericordioso e fiel sumo sacerdote.”

A verdade bíblica é que devemos nos lembrar de Jesus, especialmente quando as lutas forem grandes e difíceis. No meio das tribulações podemos orar a Ele e dizer: “Senhor, apresento a ti a minha dor e a minha luta. O Senhor   sabe tudo, pois suportou duras dores enquanto estavas aqui. Ajuda-me!” Ao orarmos a Ele receberemos dele, compaixão, ânimo e encorajamento.

Jesus veio a esse mundo e experimentou tudo que você experimenta, para ser o “… sumo sacerdote misericordioso e fiel”. Hebreus 4.15, afirma: “Porque não temos sumo sacerdote que não possa se compadecer das nossas fraquezas; pelo contrário, ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.”

Assim, lembre-se sempre do compassivo Jesus. Lembre-se que Ele sofreu muito mais do que você já tem sofrido e Ele estará ao seu lado em cada momento alegre ou triste de sua vida. Lembre-se também que Ele não é apenas o Salvador dos seus pecados, mas é o amoroso Senhor que se compadece de sua vida. Ele nunca está indiferente à sua situação.

Diante de suas lutas, vá ao compassivo Jesus.

DEUS TEM O SEU TEMPO

Deus tem o tempo certo para tudo. Salomão afirmou em Eclesiastes‬ ‭3‬:‭1‬ ‭ “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu:”

Deus sempre está no tempo certo. Ele conduz a história e a realidade de cada um de nós. Ele nunca está cedo, atrasado ou com pressa. Ele sempre está no tempo certo.

A Bíblia está cheia de exemplos de como Deus usa o tempo dentro de Seus propósitos. Ele levou 80 anos para preparar Moisés para ser o líder que Ele queria. Nesses 80 anos de preparo, 40 deles, foram no deserto.

Por vezes estamos com pressa. Queremos o que queremos agora e não desejamos esperar. Mas Deus nunca está com pressa. A impaciência, a ansiedade e a precipitação não nos ajudam, antes, pioram as coisas. A decisão certa é esperar o tempo de Deus. Não se desespere na espera. Tenha fé em Deus, que tem o melhor reservado para você em seu tempo perfeito.

Lembre-se de que Deus não tem pressa. Ele está sempre na hora certa. Enquanto o tempo dEle não chega, isso não significa que Ele esteja inerte. Ele está sempre preparando algo melhor, ainda que você não perceba e a rotina esteja sendo “chata”.

Enquanto o tempo de Deus não chega em sua vida, viva muito bem o dia de hoje; momento a momento. C. S. Lewis afirmou: “O presente é o único tempo em que qualquer dever pode ser feito ou qualquer graça pode ser recebida.”

Confie que Deus tem o Seu tempo. Por isso, espere, descanse nEle e não desanime.

A AJUDA DO SENHOR

O rei Asa enfrentou uma batalha contra os etíopes, que eram superiores em número. Em vez de confiar em sua própria força, ele buscou a ajuda do Senhor, como está escrito em 2 Crônicas 14:11: “Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti, confiamos…” Sua oração demonstrou humildade, reconhecimento da soberania divina, dependência e confiança na providência do Senhor.

Paulo, apesar de perseguições e sofrimentos, testemunhou a ajuda do Senhor em sua vida. Ele afirmou em Atos 26:22: “Mas, com a ajuda de Deus, permaneço até o dia de hoje…” Essa declaração evidenciou a total dependência de Paulo no Senhor, diante de seus problemas.

O que você faz primeiramente quando os problemas chegam? Sua primeira ação deveria ser orar e pedir a ajuda do Senhor. Sua atitude imediata diante dos problemas deveria ser sempre reconhecer sua limitação e confiar no ilimitado poder do Senhor.

Os problemas têm a capacidade de sugar suas energias e enfraquecê-lo. No entanto, quando você pede ajuda ao Senhor, você receberá forças para seguir adiante com seus problemas e permanecer firme na fé. Reconheça que não pode continuar dependendo de si. Humildemente diga ao Senhor: “Ajuda-me, Senhor, preciso de Ti”.

O teólogo francês Teodoro de Beza (1519 – 1605) afirmou: “Sem a ajuda de Deus, nada podemos fazer; com ela, tudo podemos fazer.” Ajudado pelo Senhor, você poderá enfrentar qualquer situação, pois, Ele sempre ajuda aqueles que O buscam; como está escrito em Hebreus 13:6: “O Senhor é o meu ajudador…”

Que a confissão de fé do rei Asa e a experiência de Paulo inspirem você a buscar sempre a ajuda do Senhor. Ponha somente nEle, sua esperança.

A REJEIÇÃO

A rejeição é algo duro e machuca. Ninguém deveria rejeitar ninguém. Quando as pessoas rejeitam, elas geram dor. A dor gerada, se não for tratada, produzirá uma resposta errada que não agrada a Deus, gerando rejeição e dor em outros. Assim, o círculo se perpetua.

Na verdade, não lidar seriamente com a rejeição conduzirá você a más respostas. Pior, com o tempo você aprenderá a justificar suas ações com orgulho e auto piedade, dizendo: “Deus certamente entende minha rejeição e o quanto dói porque, afinal, Ele criou meus sentimentos”.  

A Bíblia traz esperança aos rejeitados. Ela ensina a lidar com a rejeição. Efésios 4.31-32 afirma: “Que não haja no meio de vocês qualquer amargura, indignação, ira, gritaria e blasfêmia, bem como qualquer maldade. Pelo contrário, sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, como também Deus, em Cristo, perdoou vocês.”

Ao ser rejeitado, você pode revidar com amargura, indignação, ira, gritaria, blasfêmia e qualquer outro tipo de maldade. Essas atitudes desonram a Deus, não ajudam e prolongam os problemas. Mas, através poder do Senhor Jesus – Aquele que foi grandemente rejeitado – você pode decidir ser bondoso, compassivo e perdoar quem lhe rejeitou.

O seu grande desafio é não deixar que a rejeição venha o contaminar e assim, contaminar outros, rejeitando-os. Para acabar com esse ciclo, você precisa decidir perdoar os que lhe rejeitaram, enquanto também se arrepende diante de Deus de toda sua reação errada: amargura, indignação, ira, gritaria, blasfêmia e maldade, pois elas afetam outros e as tornam vítimas de sua rejeição.

Por isso, clame pelo poder de Jesus, o Rejeitado que perdoou. Por Ele você lidará com qualquer rejeição e acabará definitivamente com qualquer novas etapas de rejeição na sua vida e na vida de outras pessoas.

CREIA NO EVANGELHO

Paulo declarou em Romanos 1.16: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê…”

O evangelho é a boa notícia de que O Senhor Jesus Cristo, sendo Deus – o Eterno Filho de Deus – tornou-se homem, viveu uma vida sem pecado e morreu numa cruz pagando o preço do pecado, foi sepultado, reconhecido como morto e ressuscitou para reconciliar pecadores com Deus.

O que o evangelho não é? Ele não é uma mudança de comportamento. O evangelho não é tornar-se uma pessoa melhor ou aprender a ter valores morais. O evangelho também não é ter a vida de Jesus como modelo ou buscar redimir social, política, cultural ou economicamente o mundo secular. Todas essas coisas são boas e até mesmo podem refletir e autenticar a verdade do evangelho, mas elas não devem e nem podem ser confundidas ou substituir o verdadeiro evangelho.

A menos que você compreenda o “evangelho” no contexto da Pessoa e a obra do Senhor Jesus, você não poderá ser salvo e justificado de seus pecados diante de Deus. O evangelho declara que, a não ser pela obra graciosa de Jesus Cristo em sua morte na cruz e por Sua ressurreição, você ou qualquer outra pessoa, de forma alguma, poderá ser salva da condenação do pecado.

Assim, sabendo o que é o evangelho, atenda a voz de Jesus em Marcos 1.15: “…O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependam-se e creiam no evangelho.” 

NECESSIDADES E GOSTOS

Temos necessidades básicas como um local para morar, alimentação, água e roupas. Para esse básico, precisamos ser responsáveis em assumi-las pelo trabalho ou externá-las para que outros ajudem.

O nosso problema nem sempre são as necessidades básicas, mas sim quando as queremos por gosto; quando nos deixamos ser definidos pela cultura social que tenta estabelecer gosto como necessidade. O nosso grande desafio é saber definir bem nossas necessidades de nossos gostos.

Jesus afirmou em Mateus 6.31-32: “Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas.”

Jesus deixa claro que não somos responsáveis por definir nossas próprias necessidades. Deus é quem realmente sabe tudo sobre nós. Ele conhece cada necessidade e cada gosto. Ele sabe de tudo e também a hora de tudo.

Deus é digno de confiança. Ele é o Criador e o Mantenedor sábio, amoroso e bom de toda a Sua criação. Ele é Onisciente e sabe tudo sobre tudo; do complexo ao mais simples. Sendo Onipotente, Ele tem o poder para suprir tudo. Ele controla até o fio de cabelo que cai da cabeça.

Assim, Deus é extremamente bom, cuidadoso e sabe exatamente do que você precisa para o hoje e o amanhã, e tem o poder para lhe abençoar em tudo. Paulo ensina em Filipenses 4.19: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.”

Cabe a você entregar tudo a Ele, porque Ele é poderoso para suprir cada necessidade e conceder os seus gostos, a Seu tempo, para a Sua glória e o seu próprio bem.

O CUSTO DAS DECISÕES ERRADAS

Gênesis 14.12 relata sobre a vida de Ló: “…levaram também Ló, sobrinho de Abrão, e os bens que ele possuía, visto que morava em Sodoma.”

Ló, sobrinho de Abrão, impelido pela ambição e desejo por pastagens férteis, escolheu fixar residência em Sodoma, uma cidade conhecida por sua impiedade e depravação. Ló, apesar da evidente maldade que permeava o local, ignorou os sinais e se instalou em meio à perversidade.

As consequências das decisões de Ló, foram devastadoras. Sodoma, sua cidade, foi destruída por fogo e ele perdeu tudo que lhe era precioso: sua esposa e bens materiais; por pouco, não perdera também suas próprias filhas.

Ló figura na Bíblia como um homem de fé vacilante e decisões questionáveis. Sua trajetória, marcada por escolhas insensatas, serve como um lembrete atemporal sobre as consequências de se desviar dos caminhos do Senhor.

Mesmo diante da iminente destruição de Sodoma e Gomorra, revelada por anjos enviados por Deus, Ló se mostrou hesitante e relutante em deixar a cidade. Sua hesitação demonstra a perigosa apatia que pode se instalar quando nos acomodamos à mundanidade.

A trajetória de Ló ensina que suas decisões moldam seu destino. Ló, ao escolher Sodoma, traçou um caminho de sofrimento e perdas. Sua vida também ensina que a influência do mundo pode corromper sua fé. A atmosfera pecaminosa de Sodoma influenciou negativamente Ló e sua família.

Reflita: Você está decidindo sua vida, corretamente? Você está sendo dominado por ambições desta vida, apegando-se ao dinheiro, prazeres sexuais, bens materiais, fama ou reconhecimento desse mundo?

Seja sensível aos sinais de alerta que o Senhor está lhe enviando. Lembre-se de que Ló ignorou os sinais e sua vida foi destruída. Olhe bem para Ló e considere suas decisões. Decisões erradas podem lhe custar muito caro.

Por isso, faça sempre decisões em pleno acordo com a vontade de Deus.

A FELICIDADE E A BENÇÃO DO SENHOR

O Salmo 128.1,4 afirma: “Feliz aquele que teme o Senhor e anda nos seus caminhos!… Eis como será abençoado o homem que teme o Senhor!” 

Esses dois pequenos versículos nos ensinam que podemos ser felizes e abençoados pelo Senhor nessa vida. O simples segredo é temer ao Senhor e andar nos Seus caminhos. 

O que significa temer ao Senhor?O Senhor é santo, justo, puro e correto em tudo. Ele sempre odeia o pecado e o trata com severidade, a Seu tempo. Assim, temer ao Senhor significa levá-Lo a sério, buscando viver uma vida que O agrade, em reverência, respeito e submissão, ciente de que Ele disciplina Seus filhos que insistem em viver no pecado.

A vida no pecado produz sempre tristezas e calamidades. Por que então viver no pecado se o Senhor prometeu uma vida de alegria e bênçãos aos que O temem e andam em Seus caminhos? 

Em Deuteronômio‬ ‭10‬:‭12,‬ ‭o Senhor afirma Seu próprio desejo: “E agora, Israel, o que é que o Senhor requer de vocês? Não é que vocês temam o Senhor, seu Deus, andem em todos os seus caminhos, amem e sirvam o Senhor, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma.”

‭‭Decida hoje por uma vida feliz e abençoada, temendo ao Senhor e andando em Seus caminhos.  Volte-se para Ele. Arrependa-se e abandone toda e qualquer prática do pecado.

Decida amar ao Senhor de todo o seu coração e obedecê-Lo. Por que continuar buscando alegria e bênçãos fora dEle? Não se engane, fora do Senhor não há vida, paz, segurança, felicidade e bênçãos.

Lembre sempre do Salmo 128.1,4:“Feliz aquele que teme o Senhor e anda nos seus caminhos!…Eis como será abençoado o homem que teme o Senhor!”

SEJA GRATO AO SENHOR

Paulo afirmou em 1 Tessalonicenses 5.18: “Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.”

Quando Paulo ordena, “Dêem graças em todas as circunstâncias”, isso deflagra a realidade de nossos corações, pois somos propensos a reclamar, murmurar e exigir. Estamos extremamente prontos a reivindicar, queixar e lamuriar pelas circunstâncias, especialmente por aquelas inesperadas, desconfortáveis e indesejadas. 

A triste e crescente realidade é que vivemos numa sociedade egoísta, a qual se torna cada vez mais exigente, pronta a murmurar e reclamar e muito menos pronta para reconhecer ou agradecer ao Senhor por Sua bondade.

Tudo muda quando você aprende a ser grato ao Senhor. Quando você é grato, você então lida melhor com as decepções, frustrações, tristezas, dores e desânimos. Quando você é grato ao Senhor as circunstâncias podem até não mudar, mas a perspectiva de como você as encara, muda.

A gratidão faz com que você antecipe as bênçãos do Senhor, ao invés de temer pelo pior. Quando você é grato, você se dispõe a O alegrar, pois Ele sempre se entristece pela amargura de seu coração.

Em Atos 16, após Paulo e Silas serem espancados e jogados numa prisão, ambos decidiram cantar hinos de louvor ao Senhor. Enquanto cantavam, um forte terremoto atingiu a prisão, as portas se abriram, Deus salvou Paulo e Silas, transformou a vida do carcereiro e sua família e uma nova igreja teve início em Filipos.

Assim, seja grato ao Senhor por tudo. Seja grato pelas coisas boas e ruins. Seja grato e diga sempre: Obrigado Senhor!

VENHA A JESUS!

Você se sente perdido, não sabe em quem acreditar e não entende a plenitude da vida? Venha a Jesus! Ele diz em João 14.6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Você está insatisfeito? Sente que algo está faltando? Se sim, venha a Jesus! Em João 6.35 Ele diz: “Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.”

Você está confuso quanto ao propósito de sua vida? Se sim, venha a Jesus! Ele proclamou em João 8.12: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”

Você se sente perdido e sem rumo? Se sim, venha a Jesus! Ele declarou em João 10.9: “Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem.”

Você se sente inseguro em seus relacionamentos? Eles parecem superficiais e vazios? Se sim, venha a Jesus! Ele afirmou em João 10.11,14: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas conhecem a mim.”

Pensar na morte lhe incomoda? Se sim, venha a Jesus! Ele disse em João 11.25,26: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente.”

Só Jesus pode saciar sua alma, remover suas dúvidas, iluminar sua escuridão espiritual, trazer-lhe a satisfação plena e lhe presentear com a vida verdadeira nesse mundo e na eternidade.

Jesus é tudo o que você deseja, procura e precisa. Venha a Ele!

O SENHOR GOVERNA

Provérbios 16:33 declara: “Para fazer um sorteio são lançados os dados, mas toda decisão procede do Senhor.”

Segundo a Bíblia, nada acontece por acaso. Todas as coisas acontecem pelo governo soberano de Deus. Ele governa tudo e todos; nada O surpreende.

Termos humanos como acaso, coincidência, imprevisto, fatalidade, inesperado, chance ou sorte, não estão no dicionário de Deus, pois as Suas definições são outras, tais como governo, autoridade, soberania, controle e providência. Essas expressões declaram que nada da vida inclui eventos aleatórios e que tudo está sob Seu governo, controle e domínio soberano.

Sendo Deus o que governa e controla tudo e todos, ao planejarmos a vida, deveríamos humildemente dizer de coração como nos ensina Tiago 4.15: “…Se Deus quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.”

Segundo a Bíblia, Deus é revelado por meio de Seu Filho querido, o Senhor Jesus. Por Ele somos esclarecidos sobre quem o Pai é. Em Mateus 10.29-30, o Senhor Jesus explicou sobre o Pai ao dizer: “Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Entretanto, nenhum deles cairá no chão sem o consentimento do Pai de vocês. E, quanto a vocês, até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.”

Por isso, seja sábio! Dedique-se em ler e estudar a Bíblia, pois por ela você aprenderá mais sobre quem Deus é, e se surpreenderá com Seu governo, grandeza, soberania, poder e majestade. Ele está acima do acaso e da sorte. 

Sabendo que o Senhor governa e que tudo está sob Seu controle, a pergunta é: você O adora, serve, ama, obedece, depende, agradece e confia nEle?

O DEUS DO IMPOSSÍVEL

Vivemos em um mundo repleto de desafios e situações que parecem impossíveis de superar. Muitas vezes, nos deparamos com obstáculos que nos levam a questionar nossa fé e a acreditar que não há saída.

Promessa: Mas a Bíblia nos revela um Deus que transcende todas as limitações humanas e pode realizar o impossível. Ele é o Deus dos milagres, aquele que transforma o impossível em possível.

Em Gênesis 18, Abraão e Sara recebem a visita de anjos, e eles afirmam que depois de um ano eles se tornariam pais, não obstante, o avançar da idade deles. No versículo 12, Sara ao ouvir o relato dos anjos “… riu consigo mesma… e pensou: Depois de já estar velha e meu senhor já idoso, ainda terei esse prazer?”

Sara não acreditou no que o anjo estava dizendo. Ela achava tudo muito impossível. Mas no versículo 14, o anjo afirma: “Existe alguma coisa impossível para o Senhor?” Na verdade, depois de um ano, de forma maravilhosa e sobrenatural, Sara deu à luz a um filho, ao qual deu o nome de Isaque.

A Bíblia nunca começa com o tamanho do seu problema, mas com quem Deus é. Ele é o Todo-Poderoso, grandioso, glorioso e capaz de fazer e refazer tudo, segundo a Sua vontade. O Salmo 147.5 afirma: “Grande é o nosso Senhor e tremendo é o seu poder…”

Pelo fato de Deus ser Todo-Poderoso, nada lhe é impossível. Os impossíveis da sua vida são oportunidades para Ele revelar o seu magnífico e indizível poder, diante de qualquer incredulidade sua.

Por isso, creia em Deus! Não duvide que Ele pode fazer tudo. Pare de confiar em sua lógica e abandone sua incredulidade. Ele pode, se quiser, transformar qualquer coisa, pessoa ou situação. Ele é e sempre será o Deus do impossível.

Lembre-se sempre: Deus pode tudo. Nada lhe é impossível.

O QUE O SENHOR CONCEDE AO SEU POVO?

O salmista declarou no Salmo 29:11: “O Senhor dá força ao seu povo, o Senhor abençoa o seu povo com paz.”

O texto diz que Deus dá força e paz ao seu povo. “Força” e “paz” compõem o conjunto de bênçãos que aqueles que O amam, precisam para lidar com qualquer situação difícil na vida.

O Senhor sabe das lutas de Seu povo e também sabe de tudo o que é necessário para enfrentá-las. Daí, Ele sempre está presente. Ele apoia e preserva Seu povo das mais terríveis tempestades, perigos e dos inimigos.

Você tem plena convicção de que pertence a Deus? Você faz parte do Seu povo? Se tudo isso é uma verdade em sua vida, levante-se e siga adiante, independente de qualquer desafio ou medo que tenha que enfrentar, pois, Ele lhe garante força e paz para suas lutas.

Na certeza da presença real do Senhor em seu viver, entregue-se humildemente a Ele e diga: Senhor, entrego nas tuas mãos, minha fraqueza, seja a minha força. Entrego ao Senhor os meus medos e ansiedades, seja a minha paz.

O Senhor Jesus, no Getsêmani, ante sua dor e fraqueza, foi ao Pai em oração. Ele recebeu do Pai a força e a paz que precisava, pois, um anjo da parte do Senhor, fora lhe enviado para O consolar. Assim, na força e paz do Pai, o Senhor Jesus se levantou para enfrentar a cruz, onde morreria pelos pecados e cumpriria Sua missão final.

A sua força e paz consiste simplesmente em saber quem é o Senhor e ir até Ele, decidindo confiar, descansar e entregar-se somente a Ele.

EM QUEM VOCÊ CONFIA?

Jeremias declarou em Jeremias 17:5,7: “Assim diz o Senhor: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor … Bendito aquele que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.”

‭‭Jeremias nos ensina e adverte que a nossa tendência natural é confiar em pessoas e depender do ser humano falível. Quando agimos assim, estamos nos afastando da verdadeira confiança ao Senhor, e como consequência, os problemas se acumularão.

Quando colocamos nossa confiança e esperança nas pessoas, ao invés de confiarmos no Senhor, estamos simplesmente declarando a nossa própria insensatez. Esquecemos que o homem muda, mas o Senhor é imutável; o homem morre, mas o Senhor é eterno; o homem é tolo, mas o Senhor é sábio; o homem mente, mas o Senhor é verdadeiro.

‭Sendo assim, pare de confiar nas pessoas, depender delas ou temê-las. Decida não colocar mais sua esperança em pessoas, sejam elas próximas ou distantes. Entenda que toda a confiança humana é inútil e que, confiar em qualquer pessoa, lhe manterá preso, trazendo sempre frustração e dor.

Confie somente no Senhor! O salmista declarou no Salmo 118.8,9: “É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens. É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes.” Decida lançar suas esperanças, expectativas e desejos, apenas no Senhor.

Não confie no homem, pois ele é fraco, falível e finito. Confie somente no Senhor! 

“NÃO TENHA MEDO…”

Em Gênesis 15.1, Deus disse a Abrão: “Não tenha medo, Abrão, eu sou o seu escudo…” 

Quando Deus falou essa palavra a Abrão, ele havia passado no capítulo 14, por uma única experiência em sua vida, em que foi levado a recorrer às armas para defender seu sobrinho Ló, contra uma liga superior de reis do norte, os quais, ele miraculosamente derrotou. Essa vitória contra esses reis superiores, tornou-se uma garantia concreta de que um dia sua descendência possuiria a terra que Deus havia prometido. Mas ao contemplar as bênçãos de Deus no passado, enxergando também a real situação no presente, Abrão olhou com ansiedade para o futuro e sentiu medo. Nessa circunstância, o Senhor se apresentou como sua proteção e segurança, dizendo: “Não tenha medo, Abrão, eu sou o seu escudo…”

As palavras de Deus a Abrão também ecoam hoje. Diante das dúvidas, preocupações e inquietações da vida; quando seus pensamentos levam você para um futuro incerto, seu desafio é também aprender a se refugiar na proteção que o Senhor oferece e ouvir constantemente Sua voz: “Não tenha medo…eu sou o seu escudo.”

O relacionamento pessoal com o Senhor é o que faz toda a diferença para você lidar com as inseguranças da vida. Sua esperança e confiança precisam estar nEle. Você precisa elegê-Lo como o seu Deus forte, diante de suas incertezas. O Salmo 33.20 afirma: “Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxílio e a nossa proteção.”

Muitas coisas mudarão em sua vida quando você decidir confiar na proteção do Senhor, diante de seus medos. Tudo mudará em sua vida quando você acolher somente a voz dEle, que diz: “Não tenha medo… eu sou o seu escudo.”

DEUS TRATA COM OS ORGULHOSOS

Em 1 Pedro 5.5, o apóstolo afirma o seguinte: “…Deus resiste aos soberbos…“ Pedro explica, claramente, nesse texto que Deus é contra os orgulhosos.

Quem são os orgulhosos? Eles são os que confiam em si; agem com arrogância, prepotência e soberba. Eles não reconhecem suas próprias limitações, fraquezas e debilidades, fazem tudo do seu jeito.

O orgulhoso se manifesta por buscar viver na própria força, capacidade e habilidade. Ele jamais se achega a Deus suplicando por Sua ajuda. Ele não pede por Sua orientação, sabedoria, força e discernimento. Na verdade, o orgulhoso acredita que depender de Deus é um sinal de fraqueza ou fanatismo religioso.

Enquanto você decidir manter o orgulho, você sofrerá. Provérbios 11.2, afirma: “Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria”. Seu orgulho sempre lhe impede de experimentar a verdadeira vida.

Enquanto houver uma fagulha de segurança, esperança, capacidade, força e habilidade em você, Deus nunca agirá, pois, Ele apenas trabalha a bem dos humildes.

Por isso, reconheça seu orgulho! Ele tem sido a fonte de seus fracassos. Aprenda com Jesus. Ele diz em Mateus 11.29: “…aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração…” Lucas 1.52 relata o “cântico de Maria”. Ela canta: “Derrubou (Deus) dos seus tronos, os poderosos e exaltou os humildes.”

Por isso, confesse seu orgulho a Deus. Humilhe-se e submeta-se a Ele. Deus é sempre contra os orgulhosos, mas honra os humildes.

A CENTRALIDADE DA PALAVRA DE DEUS

O Senhor afirma em Ezequiel 12.28: “…a palavra que falei se cumprirá, e não será adiada mais. Declara-lhes: A palavra do Senhor foi dita, e será cumprida.” 

Ezequiel é um livro profético para o povo de Israel, durante o exílio na Babilônia no período de 586-539 a.C. O capítulo 12 descreve a deportação dos judeus para a Babilônia e a destruição de Jerusalém. Ezequiel recebe uma visão de Deus sobre a fuga do rei Zedequias e a queda da cidade.

A história mostra que tudo o que o Senhor falou com respeito à nação de Israel e sobre o rei Zedequias, se cumpriu literalmente. O Senhor sempre cumprirá Sua palavra porque Ele é fiel em tudo o que diz. Todas às suas profecias se cumprirão.

Por isso, centralize sua vida nas verdades da Palavra de Deus. Recorra sempre a ela. Tudo o que o Senhor diz em sua palavra, são verdades. Suas promessas cumpridas e as que se cumprirão, devem sempre servir como encorajamento para você, diante de qualquer luta, dificuldade ou incerteza.

Ninguém pode confiar no Senhor por você. Essa é sua responsabilidade. Seu compromisso é lembrar que o Senhor é fiel em tudo o que Ele deixou declarado em Sua palavra.

O Senhor fala por Sua palavra. Ele a cumpre fielmente. Por ela, toda a Sua sabedoria é exposta. Por isso, alegre-se nela. Faça dela uma prioridade em sua vida. Leia-a ou ouça-a diariamente. Faça dela o centro de sua fé, convicções e estilo de vida.

Proponha-se a imitar a atitude do salmista no Salmo 119.24. Ele afirmou: “Também os teus testemunhos são o meu prazer, são os meus conselheiros.”

JESUS E AS AFLIÇÕES

Jesus afirmou em João 16:33: “Falei essas coisas para que em mim vocês tenham paz. No mundo, vocês passam por aflições; mas tenham coragem: eu venci o mundo.”

Essas palavras do Senhor Jesus são um bálsamo para a alma, trazendo esperança em meio às aflições. Ao mesmo tempo, Ele nos prepara para enfrentar os desafios, lembrando-nos que as aflições são inevitáveis, mas que podemos superá-las com a Sua força.

Paulo, em 2 Coríntios 12.7-10, descreve uma profunda aflição que o atormentava, comparando-a, a um “espinho na carne”. Diante desse sofrimento, ele suplicou ao Senhor três vezes para que o livrasse. No entanto, o Senhor, em Sua infinita sabedoria, não removeu o espinho, mas fortaleceu Paulo com Sua graça, permitindo-lhe encontrar força e perseverança mesmo em meio à sua aflição.

Assim como Paulo, você também pode confiar que o Senhor está trabalhando em você, moldando seu caráter e aprofundando seu relacionamento com Ele. Você nunca  está sozinho em suas aflições. O Senhor, como um grande médico, está pronto para curar suas feridas. É nesses momentos que você pode experimentar a profundidade da Sua pessoa, da Sua presença e de Seu amor.

Diante de suas aflições, jamais abandone a leitura e a meditação da Palavra de Deus. Centre-se nela, pois, o Senhor falará com você. Também ore e entregue tudo nas mãos dEle. Busque também o apoio espiritual na sua igreja local e confie que o Espírito Santo lhe dará paz, consolo, força e ânimo nas sua aflições. 

Diante das aflições, não tente resolver os problemas por conta própria. As aflições, embora dolorosas, são sempre uma oportunidade para você receber a paz que Jesus promete; crescer em sua fé e se aproximar mais e mais dEle.