Paulo afirmou em Filipenses 4.10 “…Fiquei muito alegre porque vocês mostraram de novo o cuidado que têm por mim. Não quero dizer que vocês tivessem deixado de cuidar de mim; é que não tiveram oportunidade de mostrar esse cuidado.”
Paulo estava na prisão em Roma e a igreja da cidade de Filipos enviou uma oferta a ele por mãos de Epafrodito. No meio de sua solidão, ele agora tinha um amigo para conversar e um recurso financeiro para supri-lo.
A Bíblia nos ensina como lidar com a solidão:
1º – FOQUE NA NECESSIDADE DE ALGUÉM.
A igreja de Filipos focou na necessidade de Paulo e fez algo. Por isso, olhe ao seu redor e ache alguém necessitado e procure ajudar. Se proponha a servir alguém. Somos fortalecidos quando servimos e apoiamos os que necessitam.
2º – FOQUE NO PROPÓSITO DE DEUS.
A igreja de Filipos sabia claramente o propósito que Paulo tinha: ele gostaria que Jesus fosse conhecido por todo o mundo. Paulo sabia de seu propósito e não parou sua vida porque estava em uma prisão. Paulo poderia se magoar, deprimir e murmurar, mas não o fez. Ele seguiu focado em seu propósito. Por isso, foque nos propósitos de Deus para sua vida.
Entenda que seus momentos de dor não serão para sempre e sua dor ajudará a muitos. Se deixe ser usado para os propósitos de Deus na vida de outros. Não se afunde em si! Levante-se e se deixe ser usado para os propósitos de Deus.
Quando você se sentir sozinho, não construa paredes ao seu redor, antes comece a construir pontes. Não diga: “Eu me sinto tão solitário”, antes, ore: “Pai, ajuda-me a ser amigo de pessoas que precisam de um amigo. Ajuda-me a ajudar as pessoas que se sentem sozinhas.”