“VIGIAI E ORAI”

Jesus ordenou em Mateus 26.41: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

Ao levar seus discípulos ao Jardim do Getsêmani, Jesus escolheu Pedro, Tiago e João para orar. Enquanto Ele orava intensamente, eles adormeceram, demonstrando fraqueza humana diante da tentação de descansar em vez de vigiar e orar com o Mestre.

Nesse episódio, Jesus ensina que todos somos extremamente vulneráveis; somos seres tentáveis. Em segundos podemos ceder à tentação, cair no pecado e nos afastar dEle. O meio dado por Ele para evitar a queda é vigiar e orar.

É preciso sermos cautelosos e cuidadosos quanto ao perigo que o pecado traz, pois o coração pode ser facilmente iludido e seduzido por ele. É preciso vigilância, mas é preciso também orar, pedindo ao Senhor por Sua proteção. Em Mateus 6.13, o Senhor Jesus ensinou que devemos orar da seguinte maneira: “E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal.”

Por isso, vigie e ore! Vigie para que você não se coloque em situações onde ficará vulnerável à tentação. Ore! Ore para que você não seja tentado. Quando você perceber o pecado se aproximando, vigie e ore! Quando você sentir a tentação chegando, vigie e ore!

Enquanto você vigia e ora, lembre-se do ensino de 1 Coríntios 10.13: “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

A ordem de Jesus é clara: “vigiai e orai”. Lembre-se de que essa pode ser a grande diferença entre um dia calmo, abençoado e tranquilo ou um dia de tristezas, dores e tormentos.