OUSADIA POR DEUS 

Em 1 Reis 22, temos a história de quando o rei Acabe e o rei Josafá se juntaram para combater o rei da Síria. Josafá, antes de guerrear, sugeriu a Acabe que se procurasse conselho para saber a vontade do Senhor em relação à guerra. Acabe então reuniu quatrocentos falsos profetas, os quais profetizaram prosperidade, bênçãos e vitórias na empreitada da guerra. Mas, Josafá não estava contente; ele queria ouvir um profeta do Senhor. Então, lhe foi trazido o profeta Micaías, que declarou a palavra do Senhor, confrontando os falsos profetas e declarando desgraça na batalha. Após profetizar, Micaías foi esbofeteado pelo falso profeta Zedequias e o rei Acabe mandou prendê-lo, ordenando que lhe fosse racionada a comida. Mas, naquele mesmo dia, o exército de Israel foi derrotado e o rei Acabe, morreu.

Micaías foi um profeta ousado por Deus. Ele não temeu os homens, se arriscou em tudo, pois, estava comprometido com o Senhor e com Sua palavra. Em tempo nenhum o pensamento de autoproteção veio à sua mente.

Ousadia significa ter a disposição de enfrentar condições desagradáveis e circunstâncias ameaçadoras, com calma, determinação e firmeza por causa de Deus. 

Pessoas ousadas por Deus estão em falta. Por isso, que você seja como Micaías. Que nada lhe impeça de obedecer a Deus e buscar primeiramente a Sua vontade. Que suas convicções por Ele, sejam sempre maiores que sua autoimagem e que elas encham você de ousadia. Com e por Deus, não tema nada nem ninguém.

Quando lhe faltar ousadia por Deus, lembre-se de Josué 1.9: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois, o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”

SALVAÇÃO EM JESUS

Paulo afirmou em Romanos 5:6: “Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu ao seu tempo pelos ímpios.”

Deus criou o homem e estabeleceu um relacionamento com ele na base da obediência (Gênesis 1-2). Mas ele resolveu desobedece-Lo, pecando contra Ele (Gênesis 3). Por causa de nossos primeiros pais – Adão e Eva – todos nos tornamos pecadores. Romanos 3:23 diz: “Pois, todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” 

Porque somos pecadores, escolhemos sempre por pecar. Como resultado do pecado todos estamos separados de Deus e caminhamos para a morte física e a condenação eterna. 

Mas por Seu amor, graça e misericórdia, Deus trouxe a solução do pecado ao enviar ao mundo,  Seu Filho Jesus. Ele, veio ao mundo, para propiciar o retorno de pecadores a Deus. Para isso, Ele deu Sua vida, morrendo na cruz; pagando o preço pelo pecado. 

A morte de Jesus na cruz é a expressão máxima do grande amor de Deus a pecadores rebeldes. Na cruz, Jesus recebeu a ira, o silêncio e o abandono de Deus para que todos os que nele crer possam ter o retorno a Deus e a vida eterna. 

Assim, Jesus foi à cruz para salvar você da condenação eterna que seus pecados lhe impõem. Você não pode chegar a Deus por si só, pois você é, como Paulo afirmou  Romanos 5:6:  “fraco” e “ímpio”.

Deus não aceita outra coisa para que você seja salvo e liberto de seus pecados, a não ser a obra de Seu Filho na cruz. A salvação está em Jesus.

Por isso, arrependa-se dos seus pecados e creia que Jesus morreu na cruz por você. É essa atitude espiritual que transformará sua vida e salvará sua alma eternamente. 

A PACIÊNCIA

Paulo afirmou em Romanos 5:3-4: “a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança”.  

Paulo, no texto, revela que a paciência não surge do nada; ela é forjada ao longo da vida pelas dificuldades e tribulações. As tribulações podem ser dolorosas, mas são elas que nos moldam e ensinam a confiar em Deus e a perseverar em meio às duras circunstâncias.

A paciência é a virtude de esperar com serenidade e perseverança, sem se deixar abalar pela frustração ou pelo desânimo.

A paciência é também a ação de Deus que nos permite suportar as dificuldades e desafios da vida, com calma e resignação, sem perder a esperança.

Em um mundo onde a impaciência é tão comum, a paciência se torna um diferencial. Ela nos capacita a agir com sabedoria, discernimento, tomar decisões ponderadas e a construir relacionamentos saudáveis.

Em Gálatas 5:22, a paciência (longanimidade) é listada como um dos frutos do Espírito. Isso significa que, como discípulo (a) de Jesus, você tem o potencial vindo do próprio Espírito para desenvolver a paciência.

A paciência é somente fortalecida pela sua fé no Senhor. Ele, como soberano, está agindo em cada situação e preparando algo bom, pois Romanos 8:28 afirma: “… que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que O amam e que são chamados de acordo com seu propósito.

Por isso, cresça em paciência! Viva por fé! Mesmo quando você não entende, o Senhor sabe o que está fazendo e tem planos perfeitos. 

Fortaleça o seu coração nas palavras de Eclesiastes 7:8: “Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas; melhor é o paciente do que o arrogante”.

“…FILHOS DE DEUS…”

1 João 3.2 afirma: “Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é.”

Segundo João, como filhos de Deus, nossa esperança está centrada em Jesus, o que nos impulsiona a viver de acordo com Seus valores, aguardando Sua volta e a manifestação da verdadeira vida.

Como filhos de Deus e por nossa esperança estar em Jesus, somos diferenciados do mundo e isso gera naturalmente uma incompreensão. Jesus afirmou sobre essa realidade em João 15:19: “Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, como não sois do mundo, eu vos escolhi do mundo, por isso o mundo vos odeia.”

Assim, como filho (a) de Deus, sua vida é transformada pela fé em Cristo. NEle sua vida ganha um novo centro e aquilo que antes parecia importante, perde a relevância. Só em Jesus você encontra alegria e propósito.

Como filho (a) de Deus, suas esperanças são redirecionadas e guiadas por Jesus, pois Ele ocupa o foco do seu coração. Sua filiação a Deus faz com que você busque a vontade dele, e o desejo de agrada-Lo se reflete em cada detalhe do seu dia a dia.

Como filho (a) de Deus, sua vida também encontra propósito e direção na ordem bíblica de Colossenses 3:1,2: “… buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive… Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra…”

Assim, sua vida está alinhada com os valores e princípios de um verdadeiro filho (a) de Deus?

JESUS SABE TUDO

Lucas‬ ‭11‬:‭17‬ ‭afirma que “Ele (Jesus), porém, conhecendo-lhes os pensamentos…”

‭‭Essa passagem faz parte de um episódio em que Jesus é confrontado por seus opositores: os fariseus e escribas. Eles o acusavam de realizar milagres pelo poder de Belzebu, Satanás, o príncipe dos demônios. Lucas mostra que Jesus não apenas ouvia as palavras desses opositores, mas também conhecia seus pensamentos e intenções.

Essa passagem revela a divindade de Jesus. Ele possui o conhecimento interior dos corações humanos. Ele não se deixa enganar pelas aparências ou palavras, mas explora cada pensamento e intenção. 

O texto nos ensina que Jesus é onisciente, ou seja, tem conhecimento de todas as coisas. Por isso, você precisa refletir sobre a importância de ser honesto e transparente em seus pensamentos e ações, pois nada está oculto aos olhos dEle.

Em João 21.17, quando pela terceira vez, Jesus perguntou a Pedro se ele O amava, Pedro respondeu: “… Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo.”

Assim, como Pedro, você não precisa viver nenhuma vida oculta; não precisa esconder nada do Senhor. Ele sabe de tudo! A consciência de que o Senhor sabe todas as coisas devem motivar você a viver de forma íntegra, tanto em público como em privado. Mesmo quando você pecar, você deveria voltar a Ele e dizer: “…o Senhor sabe de todas as coisas; perdoe-me!”

Assim, viva consciente de que o Senhor lê todos os seus pensamentos e sabe tudo sobre você. Busque ser sincero com Ele; abra seu coração e conte tudo. Peça ajuda e força, enquanto procura agradá-Lo, vivendo sempre em Sua presença.

RESPONDENDO ÀS CRISES

Em Atos 4, Pedro e João passaram por uma grande crise. Eles foram presos por proclamar Jesus ao povo. Nos versículos 29-31, depois de soltos, eles se reuniram com os demais irmãos e oraram dizendo: “Agora, Senhor, considera as ameaças deles e capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente. Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus.”

Como Pedro e João puderam responder em louvor a Deus no meio de uma crise tão severa? Como eles conseguiram reagir assim?

Em primeiro lugar porque as convicções que Pedro e João tinham sobre Jesus eram reais, práticas e vívidas. A resposta à uma crise é em grande parte determinada por aquilo que é o fundamento da fé. Quando sua fé está alicerçada em Cristo, você enfrentará qualquer crise.

Em segundo lugar Pedro e João criam que diante da crise eles não podiam deixar de fazer o que tinha quer ser feito, por isso oraram: “..capacita os teus servos para anunciarem a tua palavra corajosamente.” Quando sua fé está plenamente em Cristo, você não permite que sua vida pare por causa da crise; você ora ao Senhor e prossegue fazendo o que precisa ser feito.

E por último, Pedro e João criam na manifestação do poder de Deus. Eles oraram dizendo: “…Estende a tua mão para curar e realizar sinais e maravilhas por meio do nome do teu santo servo Jesus”. Quando sua fé está em Cristo, Seus propósitos se manifestarão miraculosamente para que sua confiança esteja sempre nEle e não em você. 

As crises virão sobre sua vida e talvez você não poderá muda-las. Contudo, você pode decidir como responderá a elas. Decida hoje respoder às suas crises com fé, confiança e ousadia no Senhor.

DO CAOS À ORDEM

Em Gênesis 27 temos a história de Jacó. Ele ainda moço, enganou seu pai e seu irmão e fugiu para salvar sua vida. Enquanto fugia, teve um encontro com Deus e Ele afirmou que seria com Jacó. Deus usou o caos da vida de Jacó para transformá-lo em um homem especial.

José é outro exemplo. Em Gênesis 37, ele foi odiado por seus irmãos, os quais o venderam para os ismaelitas, que também o venderam para Potifar, no Egito. Por José ter ido para o Egito, Deus o usou para salvar seus familiares da fome e cumprir um plano maior. Deus sempre é especialista em transformar o caos do ódio em perdão.

Em Juízes 13-16, temos ainda o exemplo de Sansão. Ele foi escolhido por Deus, mas fez muitas coisas da própria cabeça. Ele tornou-se orgulhoso, prepotente, imoral e egoísta. Diante de seu último erro, Sansão se arrependeu e Deus o perdoou. Deus sempre é especialista em transformar vidas em caos e usá-las como Ele quer, mesmo que seja perto do último suspiro.

Talvez sua vida esteja num caos. Seu casamento, filhos e outras pessoas e coisas estão lhe trazendo angústia, dor, vergonha, decepção, medo e tantas outras coisas. A boa notícia é que, não só o Senhor está no controle de tudo, mas, se você se chegar humildemente a Ele, o Senhor transformará todo o caos no Seu próprio tempo. Deus é sempre maior do que qualquer desordem em sua vida. Ele é sempre especialista em transformar caos em ordem. Efésios 3.20 declara: “que Ele é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós”.

Por isso, entregue agora todo seu caos de vida ao Senhor e deixe que Ele coloque tudo em ordem.

OS PECADOS SEXUAIS

Provérbios‬ ‭5‬:‭20‬-‭21,‬ ‭afirma: “Meu filho, por que você andaria cego atrás de uma estranha e abraçaria os seios de outra? Porque os caminhos do homem estão diante dos olhos do Senhor, e ele considera todas as suas veredas.”

‭‭No contexto, o sábio pai Salomão alertou seu filho sobre a mulher estranha. Ele ensinou, com base na verdade do 7º mandamento, em Êxodo 20:14: “Não cometa adultério.” Salomão sabia que o relacionamento adúltero destrói a vida e traz escravidão.

Pecados sexuais são feitos em segredo. Adúlteros se encontram em lugares privados ou escuros e viciados em pornografia escondem seus materiais. A pessoa que fantasia, acredita que pensamentos, imaginações e desejos estão totalmente escondidos de todos. Engano! Pois, os olhos de Deus estão em todo lugar, observando todas as ações. Cada pensamento, palavra e ação estão todos expostos aos olhos do Deus onisciente.

Considere a grande verdade de que o Senhor está vendo todas as suas ações, tanto no público como no privado. Você está sempre sob Seu olhar, o que deveria levá-lo a temê-Lo e agradá-Lo de todas as maneiras e em todos os momentos.

Lembre-se de que o aviso é direto: você deve temer a Deus quanto aos seus pecados sexuais, pois, Ele vê tudo; Ele sabe todas as suas ações e pensamentos; nada está oculto aos Seus olhos. A escuridão é como o meio-dia para Ele; Ele enche o céu e a terra; onde você poderia se esconder dEle?

Confesse seus pecados sexuais a Ele. Repudie todos os seus caminhos ocultos. Peça por Sua graça e misericórdia e Ele dará a você força, à medida que você O obedece.

A ORAÇÃO

A oração é necessária. É importante orar, e orar por tudo. Paulo afirmou em Filipenses 4.6: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”

A oração é a grande oportunidade para se achegar humildemente a Deus, reconhecendo quem Ele é, e quem somos. Através dela, O glorificamos, assumimos nossos pecados, erros e desvios contra Ele. Através dela, agradecemos por Suas bênçãos e pedimos por Sua ação e intervenção em nossas vidas e na vida de outros.

A oração é o meio pelo qual o Pai age para Sua glória e em favor de Seus filhos amados.

Como um Pai, Ele espera com prontidão e disposição para que contemos a Ele os pecados cometidos, fraquezas, lutas, preocupações, anseios da alma, ansiedades e necessidades. Ele aguarda que comuniquemos com Ele para receber dEle força, ânimo, sabedoria e poder sobrenatural.

Decida orar! Talvez suas orações possam até ser estranhas e supostamente fracas, mas o poder delas nunca está em você, no que você diz ou no seu tom de voz, mas nAquele que ouve. Paulo afirmou em Efésios 3.20: “Aquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós.”

Você não deveria orar só quando há emergências ou em situações críticas; antes você precisa criar o hábito de orar e, orar em todo momento. Ore! Faça da oração um estilo de vida. A ordem em 1 Tessalonicenses 5.17 é: “Orai sem cessar”.

Priorize a oração. Comece a orar hoje e agora. Ore por tudo e por todos! Ore!

TEMENDO AS PESSOAS

Provérbios 29.25, ensina: “Quem tem medo dos outros cai numa armadilha, mas o que confia no Senhor está seguro.”

Segundo a Bíblia, temer as pessoas e importar-se com o que elas pensam, é uma armadilha perigosa. Todo aquele que considera primeiramente o que o outro acha, sem considerar o que Deus diz em Sua palavra, peca contra Ele e acabará por fazer concessões perigosas e destrutíveis na vida.

1 Samuel 15.24 transcreve as palavras do rei Saul a Samuel: “… Pequei, pois, transgredi o mandamento do Senhor e as palavras que você falou; porque temi o povo e dei ouvidos à voz deles.” Saul, por temor às pessoas, decidiu desobedecer ao Senhor. Sua desobediência teve um alto custo: ele perdeu o trono de Israel.

Segundo a Bíblia, temer as pessoas é o oposto de temer a Deus. A ênfase da Bíblia é que devemos colocar nossa confiança no Senhor. Provérbios 18.10, declara: “O nome do Senhor é uma torre forte; os justos correm para ela e estão seguros.”

Quando sua preocupação última está em agradar às pessoas — sejam quais forem — buscando obter o favor delas por medo de desagradá-las, ou por medo de rejeição, sem considerar o que o Senhor deseja, você O desagradará. 

Por isso, busque agradar somente ao Senhor. Decida colocar sua confiança no que a Palavra dEle diz, mesmo que as pessoas ao seu redor o debochem. Em qualquer situação não tema as pessoas, mas ao Senhor. Decida confiar plenamente no Senhor para lhe proteger e cuidar de sua causa.

Lembre-se que um dia você prestará contas de sua vida ao Senhor e não às pessoas.