Lucas 11:17 afirma que “Ele (Jesus), porém, conhecendo-lhes os pensamentos…”
Essa passagem faz parte de um episódio em que Jesus é confrontado por seus opositores: os fariseus e escribas. Eles o acusavam de realizar milagres pelo poder de Belzebu, Satanás, o príncipe dos demônios. Lucas mostra que Jesus não apenas ouvia as palavras desses opositores, mas também conhecia seus pensamentos e intenções.
Essa passagem revela a divindade de Jesus. Ele possui o conhecimento interior dos corações humanos. Ele não se deixa enganar pelas aparências ou palavras, mas explora cada pensamento e intenção.
O texto nos ensina que Jesus é onisciente, ou seja, tem conhecimento de todas as coisas. Por isso, você precisa refletir sobre a importância de ser honesto e transparente em seus pensamentos e ações, pois nada está oculto aos olhos dEle.
Em João 21.17, quando pela terceira vez, Jesus perguntou a Pedro se ele O amava, Pedro respondeu: “… Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo.”
Assim, como Pedro, você não precisa viver nenhuma vida oculta; não precisa esconder nada do Senhor. Ele sabe de tudo! A consciência de que o Senhor sabe todas as coisas devem motivar você a viver de forma íntegra, tanto em público como em privado. Mesmo quando você pecar, você deveria voltar a Ele e dizer: “…o Senhor sabe de todas as coisas; perdoe-me!”
Assim, viva consciente de que o Senhor lê todos os seus pensamentos e sabe tudo sobre você. Busque ser sincero com Ele; abra seu coração e conte tudo. Peça ajuda e força, enquanto procura agradá-Lo, vivendo sempre em Sua presença.