Em 1 Reis 22, temos a história de quando o rei Acabe e o rei Josafá se juntaram para combater o rei da Síria. Josafá, antes de guerrear, sugeriu a Acabe que se procurasse conselho para saber a vontade do Senhor em relação à guerra. Acabe então reuniu quatrocentos falsos profetas, os quais profetizaram prosperidade, bênçãos e vitórias na empreitada da guerra. Mas, Josafá não estava contente; ele queria ouvir um profeta do Senhor. Então, lhe foi trazido o profeta Micaías, que declarou a palavra do Senhor, confrontando os falsos profetas e declarando desgraça na batalha. Após profetizar, Micaías foi esbofeteado pelo falso profeta Zedequias e o rei Acabe mandou prendê-lo, ordenando que lhe fosse racionada a comida. Mas, naquele mesmo dia, o exército de Israel foi derrotado e o rei Acabe, morreu.
Micaías foi um profeta ousado por Deus. Ele não temeu os homens, se arriscou em tudo, pois, estava comprometido com o Senhor e com Sua palavra. Em tempo nenhum o pensamento de autoproteção veio à sua mente.
Ousadia significa ter a disposição de enfrentar condições desagradáveis e circunstâncias ameaçadoras, com calma, determinação e firmeza por causa de Deus.
Pessoas ousadas por Deus estão em falta. Por isso, que você seja como Micaías. Que nada lhe impeça de obedecer a Deus e buscar primeiramente a Sua vontade. Que suas convicções por Ele, sejam sempre maiores que sua autoimagem e que elas encham você de ousadia. Com e por Deus, não tema nada nem ninguém.
Quando lhe faltar ousadia por Deus, lembre-se de Josué 1.9: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois, o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.”