O Salmo 1:1-2 afirma: “Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”.
A palavra “bem-aventurado” significa “feliz”. O salmo apresenta que alguém pode ser feliz. No texto, a pessoa torna-se feliz por tomar certas atitudes.
Segundo o texto, a pessoa feliz tem uma atitude negativa e positiva. A atitude negativa de alguém feliz é expressa no fato de que ela “não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”, ou seja, ela decidiu abster-se do estilo de vida dos pecadores. Na prática, ela é feliz por não se associar e por se afastar da companhia daqueles que não temem a Deus e insistem em sua obstinação e rebeldia contra Ele.
A pessoa feliz também tem uma atitude positiva. O versículo 2 afirma: “Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite”. A palavra “prazer” significa “inclinar”. Assim, alguém feliz, de forma positiva, decide se inclinar, se entregar plenamente aos ensinos, aos preceitos, às verdades, às promessas e aos princípios da Palavra de Deus. Ela decide também meditar na Palavra, refletindo profundamente em suas verdades e estabelecendo formas para que essas verdades sejam entendidas, absorvidas e praticadas em sua vida.
Assim, para que você esteja no caminho certo para a felicidade, o Salmo 1:1-2 ensina que você precisa evitar os caminhos dos pecadores e seus pecados, e ter prazer na Palavra de Deus.