Salomão nos ensina em Provérbios 21:31: “O cavalo é preparado para o dia da batalha, mas a vitória vem do Senhor.”
Na antiguidade, os reis preparavam cavalos e carruagens para a guerra, pois esses eram recursos poderosos. Eles ofereciam vantagens ao exército por sua força, velocidade e coragem.
Essa verdade continua válida: nenhum esforço humano é suficiente sem Deus. Sua segurança vem do Senhor. Se Ele não proteger, nenhuma medida será eficaz. É por isso que o Salmo 127:1 nos lembra: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.”
Use, sim, os meios razoáveis de proteção. Tome as precauções comuns. Mas confie, acima de tudo, no Senhor. Não exagere tentando controlar tudo; não perca o sono por situações incontroláveis. Davi declarou no Salmo 4:8: “Em paz me deito e logo pego no sono, porque só tu, Senhor, me fazes repousar seguro.”
Confiar no Senhor é essencial. Quando você deposita sua segurança apenas em recursos humanos, perde a benção de Deus sobre seus esforços.
Após agir com responsabilidade, entregue tudo nas mãos de Deus. A sabedoria está em equilibrar ação e fé. Faça sua parte, mas confie que Deus cuidará do restante. Entregue suas preocupações a Ele. Descanse, sabendo que Ele está no controle.
Acima de tudo, lembre-se: haverá um dia em que todos os recursos humanos falharão. Nesse dia, esteja certo de que sua confiança está ancorada em Jesus Cristo. Não confie em suas obras ou palavras. Clame por Sua misericórdia e creia conforme Jonas 2:9, que diz: “… a salvação vem do Senhor.”