Na Bíblia, vários textos bíblicos destacam o valor espiritual do silêncio diante de Deus. Salmo 62:1,5 declara: “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação…Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.” Lamentações 3:26,28 ensina: “Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso em silêncio…Assente-se solitário e fique em silêncio, porquanto Deus o pôs sobre ele.”
Esses versículos ensinam que devemos nos silenciar diante da presença do Senhor. Eles mostram que o silêncio é parte da oração, da espera paciente, da rendição à vontade e é um convite à alma para esperar no Senhor.
Um dos grandes segredos da oração é o silêncio. Em um mundo barulhento e apressado, onde somos incentivados a falar, pedir, clamar sem cessar, esquecemos que uma parte essencial da comunhão com o Senhor é simplesmente ficar em silêncio diante dEle.
Assim, aprenda a silenciar diante do Senhor. Lance a Ele todos os desejos de seu coração, suas queixas, dúvidas, sonhos e conflitos. Mas, após derramar sua alma, silencie; espere no Senhor; confie nEle.
Lembre-se de que, no silêncio, o Senhor revela Sua vontade, consola o seu coração e traz discernimento. É no silêncio que a sua fé é refinada, que a ansiedade é trocada por paz e o “eu” se cala, enquanto a sabedoria e soberania do Senhor se torna clara.
Tire um tempo hoje para ficar em silêncio diante de Deus. Apresente tudo a Ele e depois, aguarde. Não se apresse, pois no silêncio, Deus trabalha.
O silêncio, longe de ser ausência, é o espaço sagrado onde o Senhor se faz mais presente.