O REINO INVERTIDO

Jesus afirmou em Lucas 14:11: “Porque todo o que se exalta será humilhado, e o que se humilha será exaltado.”

No contexto cultural do tempo de Jesus, ser convidado para um banquete era uma grande honra e o lugar onde alguém se sentava à mesa dizia muito sobre seu status social. Era comum que os convidados competissem pelas cadeiras mais próximas ao anfitrião, buscando reconhecimento e prestígio.

Foi justamente em um desses jantares que Jesus contou uma parábola desconcertante (Lucas 14:7-11). Ele observou a ambição dos presentes e os desafiou com uma nova lógica: no Reino de Deus, os últimos são promovidos e os humildes são exaltados. Ao dizer para escolherem o lugar mais humilde, Jesus não estava ensinando uma estratégia para “subir” mais tarde, mas sim propondo uma mudança radical de coração.

Esse é o Reino invertido de Deus, onde o maior é aquele que serve (Mateus 20:28), e onde Deus escolhe os fracos e desprezados para envergonhar os fortes (1 Coríntios 1:26-29). No centro disso tudo está o próprio Jesus, o Salvador que deixou o trono celestial para se tornar servo, entregando a vida por nós. Ele é o exemplo perfeito de humildade, e também Aquele que nos capacita a viver desse modo.

Você está tentando conquistar reconhecimento por suas próprias forças? Ou está disposto a seguir o caminho da humildade de Cristo? Entregar-se a Jesus é o primeiro passo para viver os valores do Reino. Quando você reconhece que não precisa provar nada, mas apenas se render ao Salvador, encontra o verdadeiro lugar de honra aos pés de Cristo.

No reino de Deus, os valores são diferentes dos do mundo, pois o que os homens valorizam e desejam nem sempre tem importância. Afinal, o reino de Deus é um reino invertido.