UMA PALAVRA AOS JOVENS

Eclesiastes 11:9 declara: “Alegre-se, jovem, na sua mocidade, e que o seu coração lhe dê muita alegria nos dias da sua juventude…saiba, porém, que de todas estas coisas Deus lhe pedirá contas.”

A juventude é um presente. É tempo de vigor, sonhos e descobertas. Deus nos convida a viver essa fase com alegria, desfrutando dos dias e das oportunidades com um coração leve. O texto de Eclesiastes não é um chamado à repressão, mas um lembrete sábio: viva com intensidade, mas viva com responsabilidade.

O jovem é naturalmente impulsivo. Ele quer, por vezes, seguir o coração, buscar o que brilha aos olhos, correr atrás do pecado e dos prazeres momentâneos. Mas a verdadeira liberdade está em viver nos propósito de Deus. Ele nos criou para muito mais do que experiências pecaminosas e passageiras; Ele deseja nos dar uma vida santa, plena, cheia de sentido e eternidade.

O versículo traz um alerta: Deus pedirá contas. Tudo o que fazemos importa. As decisões que tomamos hoje moldam quem seremos amanhã. E, diante de Deus, nada passa despercebido. Muitos vivem hoje o que começaram na juventude. 

A boa notícia é que, mesmo quando pecamos, há graça. Em Jesus, encontramos perdão, direção e força para recomeçar. Ele não veio para tirar a alegria da juventude, mas para dar a alegria verdadeira que não se desfaz com o tempo.

Você que é jovem, viva com alegria, mas fuja do pecado. Lembre-se de “…que de todas estas coisas Deus lhe pedirá contas.” Não siga nos caminhos que ofendem a Deus. Jesus te chama para uma vida comprometida com Ele e o melhor dela inicia na juventude.