Jesus afirmou em Lucas 6:45: “A pessoa boa tira o bem do bom tesouro do coração, e a pessoa má tira o mal do mau tesouro; porque a boca fala do que está cheio o coração.”
Esse versículo nos lembra que o coração é a fonte daquilo que expressamos em palavras e ações. O que está dentro inevitavelmente transborda para fora. Se o seu coração está cheio de fé, graça e amor, suas palavras e atitudes refletirão isso. Mas, se o seu coração está carregado de orgulho, ressentimento e incredulidade, tais coisas também aparecerão em seu viver.
Jesus não está tratando apenas de comportamento, mas de essência. Ele revela que não basta vigiar o que falamos ou fazemos; é preciso lidar com a raiz: o coração. Esse é o tesouro de onde sai tanto o bem quanto o mal. A boca, portanto, é como um espelho que reflete o que o coração guarda em segredo.
Você deve avaliar constantemente o que tem enchido o seu coração. Palavras negativas, críticas e atitudes de ira são sinais de um coração distante de Deus. Por outro lado, palavras de edificação, gratidão e louvor nascem de um coração moldado pela graça de Cristo.
Somente Jesus pode transformar o seu coração. Ele é poderoso para lhe dar um novo coração e lhe encher com o Espírito Santo, para que você possa produzir frutos de bondade e verdade. A salvação não começa pela mudança externa, mas pela renovação interna, que depois se manifesta em palavras e atitudes.
Hoje, pergunte a si mesmo: o que está enchendo o meu coração? Se Cristo estiver nele, o bem será inevitavelmente o fruto que brotará em sua vida.