Moisés,o grande líder de Israel perdeu o ânimo com a vida!
Números 11:14-15
“Eu só não posso: levar a todo este povo, porque me é pesado demais. Se tu me hás de tratar assim, mata-me, peço-te, se tenho achado graça aos teus olhos; e não me deixes ver a minha miséria.” –
Carta de um suicída…
… Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silencio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar a não ser meu sangue…
… Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calunia não abateram meu animo, Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente eu dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na Historia…
(Trecho da carta de suicídio deixada pelo Ex-Presidente Getulio Vargas em 24 de agosto de 1954 com apenas 51 anos.)
1 – DADOS SOBRE SUICÍDIOS
1.1 – A cada ano, aproximadamente 1 milhão de pessoas do mundo inteiro cometem suicídio
1.2 – A cada 40 segundo, alguém morre tirando a própria vida
1.3 – A cada 20 tentativas de suicídio, uma é concretizada
1.4 – Desde 1965, o índice mundial de suicídios aumentou 60%
1.5 – A pricipal causa de morte de adolescentes, Jovens e pessoas até 35 anos
2 – O QUE É O SUICÍDIO
Suicídio (do latim sui, “próprio”, e caedere, “matar”) é o ato intencional de matar a si mesmo
Albert Camus escreveu certa vez: “O suicídio é a grande questão filosófica de nosso tempo, decidir se a vida merece ou não ser vivida é responder a uma pergunta fundamental da filosofia.”
3 – QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS
A maioria das pessoas que cometem suicídio tem algum transtorno mental. Dentre estes, as principais causas de suicídio são:
Depressão,
Dependência a drogas,
Transtorno bipolar,
Anorexia,
Esquizofrenia,
Dificuldades Financeiras
Abuso de drogas
Quando a esperança acaba
4 – O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O SUICÍDIO
A Bíblia menciona seis pessoas específicas que cometeram suicídio: Abimeleque (Juízes 9:54), Saul (1 Samuel 31:4), o escudeiro de Saul (1 Samuel 31:4-6), Aitofel (2 Samuel 17:23), Zinri (1 Reis 16:18) e Judas (Mateus 27:5). Cinco deles eram homens pecadores e perversos (não se sabe o suficiente sobre o escudeiro de Saul para fazer um julgamento a respeito de seu caráter). Alguns consideram Sansão um exemplo de suicídio (Juízes 16:26-31), mas o seu objetivo era matar os filisteus e não a si mesmo. A Bíblia enxerga o suicídio da mesma forma que assassinato, pois isso é exatamente o que é – auto-assassinato. Cabe a Deus decidir quando e como uma pessoa deva morrer.
De acordo com a Bíblia, o suicídio não é o que determina se uma pessoa ganha ou não acesso ao céu. Se um descrente cometer suicídio, ele não fez nada mais do que “acelerar” a sua jornada para o lago de fogo. Entretanto, no fim das contas, a pessoa que cometeu suicídio estará no inferno por ter rejeitado a salvação através de Cristo, não por ter cometido suicídio. O que a Bíblia diz sobre um cristão que comete suicídio? A Bíblia ensina que podemos ter a garantia da vida eterna a partir do momento em que verdadeiramente crermos em Cristo (João 3:16). Segundo a Bíblia, os cristãos podem saber que possuem a vida eterna sem qualquer dúvida (1 João 5:13). Nada pode separar um cristão do amor de Deus (Romanos 8:38-39). Se nenhuma “criatura” pode separar um cristão do amor de Deus, e até mesmo um cristão que comete suicídio é uma “coisa criada”, então nem mesmo o suicídio pode separar um cristão do amor de Deus. Jesus morreu por todos os nossos pecados e se um cristão verdadeiro, em um momento de crise e fraqueza espiritual, cometer suicídio, esse pecado ainda seria coberto pelo sangue de Cristo.
O suicídio ainda é um grave pecado contra Deus. Segundo a Bíblia, o suicídio é assassinato; é sempre errado. Deve-se ter sérias dúvidas sobre a autenticidade da fé de qualquer pessoa que afirmava ser um cristão, mas mesmo assim cometeu suicídio. Não há nenhuma circunstância que possa justificar que alguém, especialmente um cristão, tire a sua vida própria. Os cristãos são chamados a viver suas vidas para Deus e a decisão de quando morrer pertence a Deus e somente a Ele. Embora não esteja descrevendo o suicídio, 1 Coríntios 3:15 é provavelmente uma boa descrição do que acontece com um Cristão que comete suicídio. “Se o que alguém construiu se queimar, esse sofrerá prejuízo; contudo, será salvo como alguém que escapa através do fogo.”
5 – COMO AJUDAR UM SUÍCIDA
Uma vez detectado, o suicida deve ser ouvido com delicadeza, compreensão, franqueza e cortesia. O zelo excessivo e o medo devem ser substituídos por outros sentimentos e atos, como, por exemplo, compreensão. O melhor método para evitar que uma pessoa cometa suicídio é ajudá-la, imediatamente, a sair da depressão em que se encontra.
Existe alivio, descanso, refugio, para o coração pesado e a alma desesperada:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vos o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mt 11.28-29).
Cristo é a única solução para as pessoas que pensam em cometer suicídio. Consideremos o que diz o apostolo Paulo:
“Porque não quero irmãos que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que o podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. Mas já em nos mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos; o qual nos livrou de tão grande morte, e livra; em quem esperamos que também nos livrará ainda” (2Co 1.8-10).
Jesus é o Senhor da vida.
“Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens”. (Jo 1.4).
“… assim também o Filho vivifica aqueles que quer” (Jo 5.21).
“Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho” (1Jo 5.11).
“Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1Jo 5.12).
Diante de textos tão contundentes, não podemos, como igreja de Deus, fechar os olhos para as pessoas que enfrentam tão grave problema como o suicídio.
Às vezes, tais pessoas estão dentro de nossas próprias congregações. Como cristãos, conhecemos o poder vivificar do Filho de Deus (Jesus, o Cristo), portanto devemos criar grupos capazes de ajudar aqueles que estejam passando por esse dilema. Devemos orar e nos capacitar para que possamos ajudar essas pessoas.
Devemos, ainda, ser solidários e desenvolver o caráter de Cristo em nossas vidas, pois somente assim estaremos livres de tão grande risco.
Através do fruto do Espírito Santo poderemos apoiar e ajudar as pessoas para que veja os benefícios de Cristo na vida dos demais e também na nossa.
6 – VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA AJUDAR UM SUÍCIDA…
Mateus 11:28-30
Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve.
Josué 1:9
Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não te atemorizes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares.
Salmos 9:10
Em ti confiam os que conhecem o teu nome; porque tu, Senhor, não abandonas aqueles que te buscam.
Salmos 46:1-3
Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Pelo que não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se projetem para o meio dos mares; ainda que as águas rujam e espumem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
Isaías 26:3
Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.
Isaías 41:10
não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça.
Lucas 12:6-7
Não se vendem cinco passarinhos por dois asses? E nenhum deles está esquecido diante de Deus. Mas até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois mais valeis vós do que muitos passarinhos.
João 14:27
Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 16:33
Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
2 Coríntios 4:8-9
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
Filipenses 4:8
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
Nunca tive infancia, nem amor de familia! Sofri abusos mais na infacia do que brincar! Pai alcoolatra, fui um genio com muitos dons e talentos, mas fui impedido de estudar por causa de invejas, violencias , problemad serios de saude! Trabalho desde 7 anos de idade! Nunca tive sucesso com meus sonhos, meus irmaos sempre desejaram matar por terem inveja e minha mãe nunca acreditou ou me escutou! Saí de casa com 13 anos de idade! E hoje com 33 anos não tenho mais desejo de viver , estou debilitado por um mal que atacou meu cérebro e deixou com uma memória fraca! Olha já Busquei muito a Cristo em igrejas , fui estudante da palavra me batizei, me converti,mas a canseira continuou e todos os traumas continuaram, persisti na fé, mas tudo só piorava ano após anos , dias após dias! Cade a verdade? Eu fui até Cristo cansado e oprimido, e nada de aliviar! Mas a palavra só acontece uma coisa , ela trás depressão e angústia para aqueles cre creem! Eu nao tenho mais vontade de viver! Pois Deus não olha para mim! Mas me bate direto!
Olá Tiago…paz!
Obrigado por ter compartilhado seu testemunho. Sem dúvida sua vida foi marcada por muitas dores. Sinto por isso. Na verdade, uma parte de suas dores eu também compartilho, especialmente porque também cresci num lar onde meu pai era um alcoólatra e também tive que trabalhar muito cedo. Foi duro, e isso é não é só triste, traz marcas profundas. No seu caso ainda inclui outros problemas como saúde, inveja dos irmãos, falta de apoio de sua mãe, e com certeza outros. E sair de casa cedo, é sem dúvida uma forma de proteção, porque não dá realmente para respirar vida no meio de tantos problemas. E fico triste que nesses últimos 20 anos você ainda sofre consequências físicas devida a essa situação do passado, e ainda mais, porque de alguma forma seu envolvimento com a igreja, com as verdades não lhe trouxeram esperança dentro de sua expectativa, o que é realmente triste, o que de alguma forma faz você fazer perguntas sérias, visto que está atrás de respostas para a vida. E isso é bom.
Bem…gostaria de lhe ajudar, e posso ajudá-lo. Especialmente porque vejo minha vida totalmente curada, cheia de esperança em Cristo e nos últimos 30 anos tenho ajudado pessoas e tenho me preparado com as verdades da Palavra de Deus para isso.
Caso deseje, por favor, mande-me apenas um “ok” e seu e-mail.
Um forte abraço.
Pastor Roberto
Tirando a biblia, existe este serviço:
http://www.cvv.org.br/