DEUS ERA A FAVOR DA ESCRAVIDÃO E VENDA DE SERES HUMANOS?

DEUS ERA A FAVOR DA ESCRAVIDÃO E VENDA DE SERES HUMANOS?

Por Roberto N. Amorim

A entrada do pecado no mundo produziu dominadores e dominados. Na cultura da época do Antigo e Novo Testamento a escravidão era algo normal. Os povos conquistados tornavam-se escravos dos conquistadores. Esse sistema durou milênios.

A escravidão descrita no Antigo Testamento era bem diferente do tipo de escravidão que foi submetido os últimos séculos de nossa época, em que  pessoas foram capturadas e vendidas como escravos.

De acordo com a lei do Antigo Testamento, quem fosse pego vendendo outra pessoa para a escravidão deveria ser  ser executada: “O que raptar alguém e o vender, ou for achado na sua mão, será morto” (Ex 21.16).

É importante lembrar que em nenhum lugar da Bíblia Deus aprova a escravidão. Ele regulamenta e protege a vida do escravo. REGULAMENTAR E PROTEGER são as palavras de ordem para entender a forma como Deus age com o escravos em toda a Bíblia.

As primeiras palavras de Deus no Sinai são essas: “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão” (Ex 20.2). Deus havia tirado Israel de 400 anos da escravidão no Egito e a PRIMEIRA LEI após os 10 mandamentos são leis de REGULARIZAÇÃO da situação dos Escravos visando sua proteção. No texto de Êxodo 21 o objetivo dessa lei e outras leis eram para PROTEGER O ESCRAVO. A proteção incluia sua vida, saúde e dignidade.

Deus estabeleceu um sistema de ordem na questão da escravidão até mesmo do povo hebreu. Um hebreu poderia tornar-se escravo  de outro hebreu de pelo menos quatro formas: 1) Em situação de pobreza extrema, vendendo sua liberdade para salvar sua vida – (Levítico 25:39 ); 2) Um pai poderia vender seus filhos para ser escravo (Êxodo 21.7 ). 3) No caso de falência, um homem poderia se tornar servo de seus credores – (2 Reis 4:1). 4) Se um ladrão não tinha nada com como pagar uma indenização adequada (Êxodo 22:3-4 ).

Segundo o Novo Testamento, Deus proclama que todas as pessoas são iguais aos Seus olhos, até mesmo os escravos  –  Observe os textos: Gálatas 3:28; Efésios 6:8; Efésios 6:9; Colossenses 3:11.

Paulo, preocupado com a vida de um escravo que havia se convertido ( Onésimo ), faz uma demonstração de como Filemom, um senhor convertido, deveria tratar o escravo cristão, Onésimo – (Leia a carta a Filemom).

Assim, Deus não era e nunca foi a favor da escravidão ou venda de seres humanos. Ele não aprova a escravidão, antes regulamenta para a proteção e cuidado do escravo. E assim também ele o fez com outras questões que não aprova como o divórcio (Dt 24) e a poligamia (Dt 21)

A proposta de vida em Jesus no Novo Testamento não destrói o sistema de escravidão, mas propõe liberdade espiritual aos escravos (chamados também de “servos”, do grego, “doulos”) e acrescenta que se alguém pode ser livre, que aproveite a oportunidade (1 Co 7.21-23).

Abaixo textos gerais sobre como cuidar e tratar os escravos.

ANTIGO TESTAMENTO:
Êxodo 21,2,12;20,26,27; 23:12; Levítico 19:20; 25.39-43; Deuteronômio 23:15; Provérbios 29:21; 30:1

NOVO TESTAMENTO
Efésios 6:5-8,9; Colossenses 3:22-25; 4:1; 1 Pedro 2:18-21; 1 Timóteo 6:1-2; Livro de Filemom.

 

Um comentário em “DEUS ERA A FAVOR DA ESCRAVIDÃO E VENDA DE SERES HUMANOS?

  1. Ol Pastor Roberto, obrigado pela lembrana.

    Creio, que Deus em tudo sendo perfeito, forma, alicera com perfeio, os basilares de organizao social, mesmo que estas sejam geradas com distores pertinentes natureza humana que as tenham criado. Deus como na Criao, que organizou o caos, a escurido, “encerrando-a num lapso de tempo que ELE mesmo criou, a noite”, para que tudo se acomodasse num princpio de ordem.Sim ELE, transformou um caos csmico, na natureza maravilhosa que conhecemos, todo o ecossistema, onde tudo “funcionava” muito bem, antes das intervenes humanas, que tudo devastam. Deus sendo perfeito, nos livrou da escurido do pecado, atravs do Cordeiro Jesus Cristo de Nazaret, sim, pela SUA infinita Graa e Misericrdia, nos resgatou do reino das trevas, para o Reino de SUA Maravilhosa Luz, livrando-nos da escravido do pecado, nos concedeu o prmio da vida eterna em Jesus Cristo. Estabelecendo assim, uma nova via de acesso do Homem a SI mesmo, atravs de Jesus Cristo de Nazaret. Hoje livres da escravido que nos levaria a morte eterna, podemos viver a Salvao que ELE nos proporcionou pela GRAA, na CRUZ DO CALVRIO, ATRAVS DO SEU FILHO JESUS CRISTO DE NAZARET. Com meu saudoso e respeitoso abrao, Shalom.Date: Sat, 25 Jan 2014 21:43:51 +0000 To: carlosbusinessmarketing@hotmail.com

Os comentários estão fechados.