TEMA A DEUS!

TEMA A DEUS!

Uma ordem bíblica que incomoda muitas pessoas é: “temei a Deus.” A palavra “temer” em português sempre está associada com “medo”. “Medo” é algo paralisante.

“Temer a Deus” não significa “ter medo de Deus”. Sabemos disso porque 1 João 4.18 diz: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.”

No Antigo Testamento a palavra “temor” no hebraico é “yare” que significa “respeito, reverência”. A forma verbal “yarah” significa “temer” no sentido positivo. Assim deve-se “temer a Deus” porque Ele é cheio de boas intenções (Ex. 20.20) e os que assim o fazem são beneficiados com sabedoria e conhecimento para a vida. (Sl 119.38; Pv 1.7, 9.10).

No Novo Testamento a palavra grega “phobos” significa “medo”, “temor”. Não um mero “medo” do poder ou do castigo de Deus, mas um temor salutar que leva a agradá-Lo e não querer desagradá-Lo.

“Temer a Deus” então é uma profunda reverência e respeito pelo que ELE é, faz e ordena, que conduz a adoração, submissão, admiração e um tratamento duro, sério e radical para com o pecado.

Os que temem a Deus tem uma visão clara e nítida de quem Ele é. Eles O respeitam, O reverenciam, O amam, O obedecem, O servem, O adoram, O admiram. São pessoas que estão dispostas a compreender e fazer Sua vontade.

Os que temem a Deus sabem muito bem que Ele é santo e abomina o pecado, e por isso querem se afastar deliberadamente de tudo o que não O agrada, porque não só querem viver em santidade, mas também não querem experimentar as dolorosas consequências da proximidade e prática do pecado na vida.

Assim, é preciso “temer a Deus”. E há muitas bênçãos para quem o faz. Em Provérbios 19.23 lemos: “ O temor do SENHOR conduz à vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e mal nenhum o visitará.

Jerry Bridges afirmou: “Posso saber se eu realmente temo a Deus quando tenho um verdadeiro ódio ao pecado e um desejo sincero de obedecer aos Seus mandamentos.”

Tema a Deus!

Um comentário em “TEMA A DEUS!

  1. Amem Pastor Roberto.

    Hoje já estou em São Paulo, embarquei em GO às 04:10 hs, confesso, já com muita saudade da Igreja, da palavra e, da Rosana é claro!, kkk.

    Pois é Pastor, temer a Deus, muito mais que ter medo d’ELE, é REVERENCIA-LO E FAZER SUA VONTADE. SEMPRE. Deus é Amor, nunca desiste de nós.

    Ao obedece-lo e seguir SUA vontade, creio, TODAS AS SUAS PROMESSAS SE CUMPRIRÃO NA SUA VIDA. Abraço, Shalom.

Os comentários estão fechados.