O GUIA PARA A FELICIDADE

O GUIA PARA A FELICIDADE

Todos temos algo em comum: queremos ser felizes. Esse não é um desejo ruim. É bom. O ruim é quando se busca a felicidade desconsiderando, desagradando e desonrando a Deus; aí a busca pela felicidade torna-se peso, tristeza e amargura na vida.

No livro de Provérbios temos o guia para a felicidade. Salomão nos ensina em Provérbios 3.13: “Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento.”   O texto diz que “sabedoria” faz uma pessoa feliz.

Mas o que é a sabedoria? Sabedoria é a capacidade de julgar corretamente e seguir o melhor curso de ação com base no conhecimento e na compreensão.

Se a sabedoria traz felicidade, Salomão dá a dica em Provérbios 4.7 do que se deve fazer: “…Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento.”

Mas onde está a fonte para se adquirir a sabedoria? Salomão revela a fonte em Provérbios 1.7: “O temor do SENHOR é o princípio do saber…Ele ainda diz em Provérbios 2.6: “Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.”

Salomão toma o cuidado de explicar que a sabedoria que conduz a felicidade está em Deus. A felicidade não pode ser o fim último do homem. Deus precisa ser o fim último. Quando o homem realinha sua vida com Deus, a felicidade torna-se um resultado. Oswald Chambers acertou ao afirmar: “Santidade, não a felicidade, é o fim principal do homem.”

Assim, uma vida feliz não vem do nada. A felicidade na vida é um resultado por agir com base nos princípios e valores de Deus apresentados em Sua Palavra.

O primeiro sermão de Jesus foi sobre a felicidade. A sabedoria que conduz a vida feliz está em Jesus. É por isso que Paulo afirmou em Colossenses 2.3: “Porque nEle estão escondidos TODOS os tesouros da sabedoria e do conhecimento”

Se você está a busca da felicidade e da sabedoria para viver, o convite é que você venha a Jesus.

O que abandona a insensata forma de viver e se lança na sabedoria oferecida por Deus em Jesus, recebe o guia para a felicidade como consequência.

Você virá a Jesus?