CAPACITADOS PARA AMAR

CAPACITADOS PARA AMAR

Jesus foi questionado por um intérprete da Lei sobre qual seria o maior dos mandamento. Ele respondeu assim em Mateus 22.37-39: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Nesse texto Jesus resume que a exigência de Deus é amar a Ele e ao próximo.

Jesus em sua afirmação usa a forma verbal grega “agapao” para “amar”. “Agapao” é o mais alto nível de amor. “Agapao” significa amar de forma desinteressada, sacrificial e comprometida com o bem do outro sem esperar nada em troca.

Assim, amar significa manter relações responsáveis com Deus e com o próximo. Quem ama é alguém responsável. É o amor que consolida toda relação entre Deus e o homem e entre o homem e o homem. Quem ama não precisa de mais nada na vida.

Quando não se ama o pecado aparece. E aparece em forma de egoísmo, desejos errados, ódio, mentira, engano, amargura, ressentimento etc.

Dr Jay Adams afirmou: “O amor é a resposta final para todos os problemas da existência.”

O alvo da vida é aprender a amar e todo ensino deve nos conduzir amar a Deus e ao próximo.

Quem ama a Deus é sensível ao que Ele diz e ordena e está disposto a fazer tudo para agradá-Lo e fazer tudo para não desagradá-Lo. O amor a Deus se expressa pela obediência irrestrita, pronta e disposta a Ele.

Quem ama o próximo centra-se no próximo. Quem ama demonstra paciência, age com bondade, não é possessivo, não demonstra orgulho ou vaidade, não é grosseiro e estúpido, não é egoísta, não se irrita, não guarda mágoas, não fica feliz pelas coisas erradas, antes alegra-se com o que é certo. Quem ama persiste, suporta e espera. É assim que Paulo em 1 Coríntios 13.4-7 define uma pessoa que ama.

Amar é o resultado direto da ação do Espírito Santo na vida de uma pessoa (Gálatas 5.22). Amar é uma capacidade espiritual que é derramada nos corações de todos aqueles que creem em Jesus (Romanos 5.5). Fora de uma ação espiritual profunda de Deus no coração, o ser humano é incapaz de amar.

Somente quando o poderoso amor de Deus invade o seu coração é que você então poderá ir adiante amando a Ele e ao próximo. Amar é o que Ele exige. E o que Ele exige, Ele dá a graça, a força, a capacidade e o poder para cumprir.

Um comentário em “CAPACITADOS PARA AMAR

  1. Amar é sem dúvida a palavra mais usada na mídia e pelas pessoas em geral, disse amar tudo, de canetas a automóveis, passando por pessoas mais próximas e até cônjuges. Porém o que notamos não é amar ou amor, é “gostar” e gostar é um sentimento de egoismo, de domínio. Gostamos do que nos serve, do que nos é conveniente, más longe de nos dedicarmos até sacrificialmente por estas ‘coisas’. Na sua grande maioria os relacionamentos não são alicerçados no amor, mas sim na conveniência, no gostar, temporal e útil. Vivemos dias em que as pessoas se relacionam ou gostam uns dos outros por conveniências temporais, porém o amor verdadeiro, sacrificial, das nossas forças, do nosso tempo, do nosso sono etc…são raros.

    A única forma verdadeira de amor é aquele dito em João 3:16, quantos de nós, estamos resolutos a doar a própria vida, ou simplesmente o sono, ou dias por alguém que dissemos amar?

    Forte e saudoso abraço, Shalom. Carlos.

Os comentários estão fechados.