O PREÇO É ALTO
Ao chamar seus discípulos em Mateus 10 para segui-Lo, Jesus apresenta a eles o alto preço dessa decisão. Ele deixa claro que as perseguições seriam uma realidade e já começariam com uma grande animosidade na própria casa, com os próprios familiares. Em Mateus 10.21-22 Jesus diz: “Um irmão entregará à morte outro irmão, e o pai, ao filho; filhos haverá que se levantarão contra os progenitores e os matarão. Sereis odiados de todos por causa do meu nome…”
O preço que o próprio Senhor Jesus pagou foi alto. Ele foi perseguido até a morte. E antes de partir desse mundo Ele avisou a seus discípulos em João 15.18: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim.”
Paulo endossa essas palavra do Senhor Jesus ao dizer 2 Timóteo 3.12 quando diz: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.
Homens e mulheres destemidos e convictos juntaram-se com outros na história e pagaram o alto preço em seguir a Jesus. As dimensões das perdas atingiram os bens, a reputação e por fim mortes brutais. A história expõe claramente esse alto preço.
Seguir a Jesus é algo sério. Nesse exato momento milhares de pessoas estão perdendo suas vidas por decapitação, crucificação, enforcamento, fuzilamento etc. Eles morrem simplesmente por se declarem seguidores de Jesus. Eles sabem que o preço é alto.
Enquanto são martirizados, o testemunho de sua fé em Jesus produz frutos. Um dentre tantos é a própria reflexão sobre o estilo de vida de muitos que se chamam “cristãos.”
A perseguição virá a todos que decidem seguir a Jesus. E uma característica de um verdadeiro cristão é que ele mantém-se firme diante das perseguições. Falsos cristãos são incapazes de lidar com qualquer perseguição. Eles jamais se arriscam. Eles amam a própria vida mais que tudo.
Hoje você prova que sua fé em Jesus é real porque ela não entra em colapso diante da perseguição. O certo é que se diante de pressões o seu interesse por Cristo é superficial, você não resistirá.
A verdade é: para seguir a Cristo, o preço é alto. Pense nisso!
Penso também que seguir a Jesus, implica em mudar nossos conceito de escolhas. Onde frequentar, quanto ao nosso comportamento social, nos nossos negócios e afazeres seculares, entre outras expressões comportamentais.
Realmente Pastor Roberto, está ficando cada dia mais “estreito”, más se não temos a identidade de Jesus em tudo que fazemos, não somos verdadeiros Cristãos e sim religiosos praticantes, ou apenas militamos numa igreja. Precisamos sim, esclarecer nosso posicionamento diante do Senhor, sair da mornidão e definirmos a que reino pertencemos.
Forte abraço Pastor Roberto, Shalom.