O AUTO CONTROLE
Em 8 de Outubro de 1871, uma mulher acendeu uma pequena lamparina e levou-o ao estábulo para ordenhar uma vaca. A vaca deu um coice na lamparina e o fogo se espalhou. Com a ajuda do vento, o fogo queimou o estábulo, casas ao redor e o distrito comercial de Chicago. O resultado final foi 17450 construções queimadas, 300 pessoas mortas, 90.000 ficaram desalojadas e houve um prejuízo de cerca de 170 milhões de dólares em propriedades. Tudo porque um animal bateu numa pequena lamparina.
O fogo é algo extremamente necessário como fonte de energia quando mantido sob controle. Porém, quando ele foge ao controle, torna-se um terrível inimigo. Assim, há labaredas dentro de nós que precisam de controle. Quando elas não estão controladas a fatalidade chega.
Precisamos aprender sobre auto controle. O conceito do dominío próprio recebe uma atenção considerável na Bíblia. Salomão nos ensina em Provérbios 25.28: “Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio.” O que o texto afirma é que quando uma pessoa não se controla, ela torna-se extremamente vulnerável. Aprender a governar a si mesmo é uma das coisas mais difíceis, mas é um aspecto essencial para vida.
Há um número enorme de pessoas que estão sofrendo por falta de domínio próprio. Elas não disciplinam a mente, o que saem de sua boca, o que comem e bebem, seus impulsos sexuais, as compras que fazem, o seu temperamento etc. E não é atoa que suas vidas estão em pedaços.
Mas a questão do auto controle é mais profunda. É preciso fazer a pergunta certa: Se o auto controle é tão significativo – e se, de fato, pode ser aprendido – como é que se pode obtê-lo?
Biblicamente a ausência de auto governo está ligado ao mais profundo de cada um de nós: o coração. É preciso uma mudança profunda internamente. E isso não vem por terapia ou auto disciplina, é resultado de uma ação sobrenatural; uma ação de Deus.
A Bíblia nos ensina que auto controle é um fruto do Espírito Santo. Em Galátas 5.22,23 lemos: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, DOMÍNIO PRÓPRIO…” Assim, uma vida que está entregue a Jesus tem em si uma poderosa fonte: O Espírito Santo de Deus. E o “domínio próprio” torna-se real por ser uma capacidade e poder vindo dEle.
Jesus afirmou em João 15.5: “…sem mim nada podeis fazer…” Quando você vai em direção a Cristo e deseja que Ele domine e controle sua vida, o Espírito Santo vem e põem freios no seu viver.
Pergunta: Quais são as área de sua vida que você precisa de auto controle? Peça ajuda a Deus e comece a fazer agora a sua parte.