FOCANDO NO OUTRO
Jesus afirmou em Mateus 7.12: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a lei, e os profetas.”
O mundo sofre do mal do egoísmo. Basicamente estamos mais dispostos a pensar primeiro em nós e nos nossos, e poucas vezes ou quase nunca no outro. Essa é a cultura de nossa época.
No plano de vida de Jesus o outro sempre ocupa um espaço relevante. Jesus sintetiza que as atitudes de um verdadeiro discípulo sempre incluem prioritariamente Deus e o outro.
Se alguém deseja andar com Deus precisa aprender a viver e conviver bem com o outro. Ser um cristão é deixar a marca específica de amor, cuidado, carinho, atenção e respeito para com o outro. Quem foca no outro demonstra de forma prática ser um verdadeiro discípulo de Jesus.
Jesus diz no texto que naturalmente nos amamos e desejamos ser cuidado com respeito e carinho. Essa máxima de vida deve estrapolar também para com outras pessoas. O que desejamos para nós devemos também desejar ao outro; o que fazemos a nós devemos fazer ao outro. Essa é a “Regra Áurea” da vida de um cristão.
Jesus complementa dizendo: “pois esta é a lei e os profetas.” Isto é, qualquer pessoa que orienta sua conduta focando no outro cumpriu os ensinos dado por Moisés – a lei – e ensino dos profetas no Antigo Testamento. Porque a lei e os profetas conduzem sempre a prática de amor e cuidado com o outro.
Assim, a pergunta que deve centrar em todos os seus relacionamentos é essa: “Como eu gostaria de se tratado?” Essa pergunta freia seu egoísmo e norteia suas ações de amor para todos os seus relacionamentos.
Se você for mais sensível as outras pessoas; se você se colocar no lugar delas; se você desejar para elas o que deseja para você, esteja certo de você será menos mau, mais generoso, menos rude, mais compreensivo, menos cruel e mais bondoso.
Se seu cristianismo não está focando no outro você é apenas um bom religioso. E acredite, Deus não está dando a minima para religiosos. O que Ele quer é ver a vida de Jesus sendo reproduzida nesse mundo por meio de ações amorosas. Por isso, saia de si; foque no outro!
Olá Pastor Roberto!
Realmente, vivemos num mundo egoísta, individualista em que somos tangidos pela lei da concorrência, nos mais diversos segmentos em que atuamos, até mesmo dentro das igrejas, as pessoas se ferem, por assim se comportarem.
Ser como gostaríamos que fossem conosco, sentir o motivo das lágrimas daquele que está do nosso lado, nos doar em atenção e companheirismo, da mesmo maneira que desejaríamos, se tivéssemos solitários. Olhar com simpatia a face de um irmão, independente de seu porte social, econômico ou cultural, enfim, ser como Jesus.
Grande desafio sim, impossível não, tudo se torna possível, quando buscamos viver a Palavra, e sermos imitadores de JESUS.
Com meu forte abraço, em Cristo Jesus, Shalom.