OS ÚLTIMOS DIAS
Na Bíblia a expressão “últimos dias” refere-se a um período de depravação moral e espiritual dos homens, que culminará com a manifestação final justiça de Deus contra o pecado e o retorno pessoal e visível de Jesus em glória para estabelecer nessa terra o reino universal e mundial conforme profetizado pelos profetas do Antigo Testamento e pelo próprio Senhor Jesus.
Segundo as profecias dadas por Jesus em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21 os “últimos dias” seriam marcados pelo gradual desenvolvimento do engano espiritual, da falsidade, do aumento de guerras, e conflitos entre as nações, terremotos em vários lugares, o crescimento da fome, aliado a uma perseguição conceitual, psicológica e física aos seguidores de Jesus. O evento profético que dará visibilidade a esses “últimos dias” será o arrebatamento da igreja profetizado em 1 Tessalonicenses 4.11-17.
Paulo ensinou sobre os “últimos dias” em 2 Timóteo 3.1-5. Ele profetizou a postura dos homens dizendo o seguinte: “Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Afaste-se também destes.”
Paulo vai adiante dizendo que os “últimos dias” também seriam marcado por uma grande apostasia, ou seja, pessoas se afastariam da verdade de Deus. Ele diz em 1 Timóteo 4.1: “O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios.” Pedro profetizou sobre os “últimos dias” em relação a disposição do homem em zombar das coisas de Deus e viver uma vida moral desenfreada. Ele afirma 2 Pedro 3.3: “Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões.”
Os “últimos dias” são evidentes. Desde o início do século XX até o presente momento em que estamos vivendo no século XXI, muito dessa realidade espiritual profetizada tem sido percebida de forma real e clara, de alguma forma podemos afirmar que estamos vivendo como nunca os “últimos dias”.
Jesus ao iniciar seu ministério, estando a nação de Israel longe de Deus, profere Suas primeiras palavras dizendo: “Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo” – (Mateus 4.17).
“Arrependam-se!” Ou seja, coloque toda sua esperança somente em Jesus e esteja ciente de que esse mundo só vai de mal a pior.