NASCER DE NOVO
Recentemente o site da UOL apresentou em um vídeo de 22 segundos a cena de um jovem debruçado numa grade que dividia a calçada de uma rua. Aparentemente ele estava chateado com algo. Depois de 11 segundos ele sai andando pela calçada, passa por um poste de luz, chuta algo e 6 segundos após sua saída, um carro desgovernado bate exatamente na grade onde ele estava. O jovem não é morto porque ele se retirou 6 segundos antes e o veículo se choca diretamente com o poste que de alguma forma protegeu o rapaz. O nome dado ao vídeo foi “Ele nasceu de novo.”
“Nascer de novo” para muitos significa ser inexplicavelmente livre da possibilidade concreta da morte. Mas será esse mesmo o significa de “nascer de novo”? O que realmente significa “nascer de novo”?
A passagem clássica da Bíblia sobre “nascer de novo” é João capítulo 3. Nesse texto Jesus encontra-se com um famoso e respeitado líder religioso de sua época: Nicodemos. Este de noite veio ter com Jesus e introduziu sua conversa dizendo o seguinte no versículo 2: “…Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”. E Jesus sem demorar lhe afirmou no versículo 3: “…Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. Ao ouvir essa declaração de Jesus, Nicodemos indagou no versículo 4: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!” Então Jesus respondeu nos versículos 5-7: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo.”
Nicodemos chegou a Jesus porque tinha uma necessidade espiritual real. Os anos de prática sincera na rígida religião judaica não lhe trouxe a resposta para sua alma. Ele queria ser salvo! Ele queria entrar no reino dos céus! Ele queria ter convicção de que após sua morte ele estaria com Deus. Ele estava desejoso por uma resposta. E a resposta de Jesus foi simples: “…é necessário …nascer de novo…”
“Nascer de novo” não se refere a nascimento físico, ou a uma dedicação maior na vida religiosa e nem ainda a uma volta a terra com um novo corpo.
“Nascer de novo” significa “nascer do alto”; significa nascer de Deus. “Nascer de novo” é uma ação de Deus na vida da pessoa dando-lhe convicção de seus pecados e apontando para a definitiva solução deles por meio morte sacrificial de Jesus pelos pecados na cruz.
“Nascer de novo” significa que os pecados foram perdoados, o coração foi limpo e Espírito de Deus habita na pessoa dando novos desejos, anseios e vontades.
“Nascer de novo” significa que prioritamente o foco da vida passa ser amar, obedecer, submeter, servir e viver para Deus.
O que Jesus disse a Nicodemos, diz hoje também a todos nós: “…Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.
Marta e Maria, irmãs de Lázaro.. Marta aproveitou o máximo a presença de Jesus, se ocupou em ficar na presença do Rabí. Maria porém, ocupou-se de afazeres outros, não priorizou a presença do Senhor, julgava que mesmo que fosse embora, voltaria outro dia e assim sucessivamente. Marta porém, não obstante a frequência do Senhor em sua casa, não perdia um só minuto, o privilégio de estar ao Seu lado.
Nascer de novo é viver Jesus em total intensidade, é sobretudo valorizar e desejar Sua presença em todos os momentos de nossa vida. Amem.