PROTEJA SEU CORAÇÃO
Salomão nos ensina em Provérbios 4.23: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida”.
O termo “coração” na Bíblia aponta para a pessoa por dentro: todos os seus desejos, vontades, intenções, motivos, interesses e pensamentos. O coração na Bíblia é onde se aloja e mora o verdadeiro “eu”; o âmago do ser.
“GUARDAR o coração” significa proteger e cuidar dele porque ele é altamente precioso e perigoso. Em Jeremias 17.9 o profeta alerta: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jesus diagnosticou o coração da seguinte maneira em Mateus 15.19,20: “Porque do coração é que procedem os maus intentos, homicídios, adultérios, imoralidades, roubos, falsos testemunhos, calúnias, blasfêmias. Essas coisas corrompem o indivíduo…”
A tendência natural do coração é desonrar, desobedecer e ofender a Deus. Todo ser humano tem uma responsabilidade direta com o Criador. Todos somos chamados a amar, exaltar, honrar, servir e glorificar a Deus. Essa é nossa função principal como seres humanos: a criatura adorando o Criador. Assim, proteger o coração significa primeiramente assumir uma postura de criatura ante o Criador. Significa honrar, demonstrar respeito, amor e reverência a Ele de todo o coração. Significa se importar com o que Ele importar. Significa focar nEle; viver para Ele.
O coração também tem uma tendência natural de prejudicar os outros. Vivamos num mundo onde as pessoas tem sido abusadas. Elas sofrem pelas palavras, ações e reações dos outros. Não são poucas as pessoas caluniadas, desprezadas e julgadas maldosamente por outros. Assim, pessoas tem sido roubadas de seus bens, direitos e interesses. Lares tem sido destruídos pelo adultério e tudo quanto é imoralidade sexual. Inocentes tem sido mortos pelas ruas de todo o mundo. Há muita gente egoísta pensando todos os dias em como destruir o outro. E tudo isso vem do coração. Ele é perigoso. O coração é capaz de destruir pessoas.
E outra constatação também triste, é que o coração tem a capacidade de destruir a nós mesmo. Nenhuma pessoa que decide viver a vida no pecado; distante de Deus; falando e fazendo coisas contra Ele, e prejudicando o próximo, terá uma vida tranquila, segura e estabilizada. Quando o que é mal dentro de nós vem à tona, inicia-se uma catástrofe pessoal. E não são poucos os que vivem culpados, deprimidos e atormentados por se deixar levar pelo próprio coração.
A verdade é que ninguém por si mesmo poderá proteger seu coração sem a ajuda e a graça de Deus. A realidade do coração humano extrapola qualquer ajuda do próprio ser humano. É preciso uma intervenção divina. É preciso vir a Jesus e recebê-Lo como Senhor, Salvador para que Ele se torne o capitão e líder da vida. E quando isso for feito, se cumprirá a promessa de Ezequiel 36.26: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo…”
O que você fará com seu coração?