APRENDENDO A TOMAR DECISÕES

APRENDENDO A TOMAR DECISÕES


Decisões acertadas nos deixam felizes, mas decisões erradas podem atormentar nossas vidas por anos. 

A Bíblia nos ensina como sermos bem-sucedidos em nossas decisões. O livro de Provérbios nos fornece princípios para excelentes decisões na vida. Em Provérbios 14.8 somos ensinados: “A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho…”

1. Suas decisões devem considerar sempre as verdades da Palavra de Deus. Provérbios 30.5 diz: “Toda palavra de Deus é pura; ele é escudo para os que nele confiam.” Pergunte para si: O que a Palavra de Deus ensina sobre essa decisão na minha vida?

2. Aprenda a buscar a Deus e Sua vontade diante de suas decisões. Provérbios 3.6 afirma: “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.” Leve a Deus “tudo” o que você intenta fazer.

3. Antes de decidir algo, busque conselhos. Em Provérbios 15.22 somos ensinados: “Onde não há conselho fracassam os projetos, mas com os muitos conselheiros há bom êxito.” Aprenda a buscar conselho com pessoas sábias, maduras e competentes na área de atuação.

4. Evite tomar decisões apressadas. Provérbios 19.2 diz: “Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.” Não se deixe pressionar pela circunstância, por outros e por você mesmo. Pense antes de agir.

5. Sonde as motivações de suas decisões. Nunca decida algo por mágoa, ressentimento ou ira. Provérbios 14.17 afirma: “Quem facilmente se ira faz loucuras…” 

6. Evite tomar decisões quando sua motivação última é agradar o outro, buscando para si um senso de aprovação, abandonando seus próprios valores. Provérbios 29.25 esclarece: “Quem teme ao homem arma ciladas…” 

Lembre-se que suas decisões são importantes. Elas podem afetar definitivamente sua vida, por isso, agir baseado nos princípios da Palavra de Deus pode lhe dar grande proteção.

Aprenda a tomar decisões com sabedoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s