Jesus afirmou em Mateus 7.3-5: “Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”
Vivemos num mundo vulnerável e problemático. Pessoas erram, machucam os outros e a si mesmas. Quando os erros das pessoas tornam-se gritantes elas estão apenas dizendo que precisam de ajuda. E quem poderia ajudar?
Jesus no texto não está condenando ajudar aqueles que estão em falha. O que Jesus condena é a hipocrisia. Jesus está sendo sério ao dizer que antes de ajudarmos o outro em um problema menor precisamos estar cientes de que não haja algo maior em nossas vidas.
Segundo Jesus o indivíduo que centra no erro do outro sem olhar primeiramente para si é um HIPÓCRITA.
O hipócrita adora o ar da moralidade, da religiosidade e o discurso da ética. Ele sempre está criticando, condenando e julgando os outros. Ele é extremamente impiedoso com o próximo, mas muito complacente consigo mesmo.
O seu dever é cuidar primeiro de si. Veja primeiro os seus defeitos e trate-os com sinceridade. Saiba realmente quem você é e confronte-se a si mesmo. Arranque suas máscaras e humilhe-se. Critique a si mesmo; “bata pesado” em si; confronte sua religiosidade. C. S. Lewis afirmou :“De todos os homens maus, os religiosos são os piores.”
Lembre-se que somos todos fracos e precisamos urgentemente de restauração e apoio. Mas se você tem interesse de cuidar e ajudar os outros comece primeiro consigo mesmo. Olhe primeiro e seriamente para si. Cuide-se primeiro.
———————–